• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Prefeitura inicia cronograma do Novembro Azul em Extrema

Prefeitura inicia cronograma do Novembro Azul em Extrema

07/11/2024

Compartilhe:

Homens a partir dos 50 anos devem realizar a avaliação da próstata anualmente a fim de obter o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura do paciente

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará durante todo o mês de novembro a campanha internacional de combate ao câncer de próstata, “Novembro Azul”. Com ações nas ESFs da cidade, a campanha tem o objetivo de conscientizar os homens a respeito da importância da avaliação diagnóstica.

Segundo o Ministério a Saúde, o câncer de próstata é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas: um homem morre em decorrência da doença a cada 38 minutos no Brasil. Esses números alarmantes são justificados pela ausência masculina em exames que podem fazer o diagnóstico precoce, causados principalmente pelo preconceito, medo ou vergonha.

Sintomas e prevenção

Sem sintomas na fase inicial da doença, o câncer de próstata pode se desenvolver silenciosamente até o estágio avançado, resultando em um diagnóstico tardio. Nesta fase, os pacientes podem sentir dores corporais e ósseas, dificuldade para urinar ou vontade de urinar com frequência, diminuição do jato de urina e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O ideal é que os homens não esperem o surgimento dos sintomas para iniciar os exames preventivos, afinal, pode ser tarde demais. Aqueles que pertencem ao grupo de risco (a partir dos 50 anos ou com fatores de risco, como histórico familiar e obesidade) devem fazer a avaliação da próstata anualmente.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os hábitos saudáveis podem reduzir as chances de desenvolver cânceres. A prática regular de atividades físicas, uma dieta balanceada, bem como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar são fatores que ajudam a prevenir o câncer de próstata.

Confira a programação da campanha Novembro Azul em Extrema: