• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Prefeitura eleva o nome do extremense ‘Caio Queiroz Martinson de Andrade’ e nomeia o Centro de Treinamento Aquático

Prefeitura eleva o nome do extremense ‘Caio Queiroz Martinson de Andrade’ e nomeia o Centro de Treinamento Aquático

25/03/2024

Compartilhe:

A cerimônia de inauguração marcou muita emoção e contou com a presença de mais de 200 pessoas, além dos familiares e amigos do homenageado

Na manhã deste domingo (24), mais de 200 pessoas se reuniram nas intermediações do Centro de Treinamento Aquático para prestigiar a cerimônia de inauguração deste complexo. A cerimônia de inauguração oficializou o espaço que já estava em funcionamento desde abril de 2023, onde é ofertado aulas de natação e hidroginástica para cerca de 1000 alunos.

Com um investimento de mais de R$ 4 milhões em recursos próprios, contando o processo de construção e a projeção de subestação aérea, a Prefeitura construiu um complexo coberto e com duas piscinas aquecidas; uma piscina maior com comprimento de 25mx10m e outra menor de 14mx8m, a fim de garantir com que as crianças, jovens, adultos e idosos pratiquem as modalidades aquáticas durante o período de chuvas e de inverno, o que antes não era possível, já que havia somente uma piscina ao ar livre para a prática de natação. O espaço contém ainda dois vestiários, uma sala de recepção e uma arquibancada, com capacidade para acolher cerca de 200 pessoas.

Recentemente a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude passou de 700 para quase 1.000 alunos atendidos nas modalidades de natação e hidroginástica e esse crescimento se dá com a abertura de vagas para as aulas noturnas, que estão sendo oferecidas desde o início de março, atendendo uma demanda antiga da população que solicitava horários estendidos até às 21h. Com isso, são atendidos atualmente 16 turmas de hidroginástica e outras 29 turmas de natação, somando 978 alunos.

Elevando o nome do extremense “Caio Queiroz Martinson de Andrade”, a Prefeitura Municipal escolheu esta personalidade como patrono do Centro de Treinamento Aquático, em razão dele ter dedicado à sua vida para o esporte do município e, na ocasião, uma linda homenagem foi prestada a ele.

O pai do homenageado, sr. Ataliba Martinson, fez o uso da palavra e contou aos presentes o quanto seu filho foi guerreiro em vida, tanto por representar o município por diversas vezes dentro de campo, quanto por levar a Palavra de Deus para vários jovens de Extrema e região, deixando um legado a ser seguido: “Caio tentou por diversas vezes alcançar o profissionalismo por meio do esporte, contudo não conseguiu concretizar esse sonho por uma questão da “Soberania Divina” e não por falta de capacidade. Aqueles que jogaram com ele podem atestar esse fato, Deus tinha outros planos para o meu filho”, encerrou.  

Após descerrada a placa de inauguração, teve início a competição de natação, onde 120 atletas disputaram 20 provas distintas, das categorias juvenil, Pré-Master 20+, Master 30+, Master 40+ e Master 50+.

Biografia de Caio Queiroz Martinson de Andrade

Filho de Ataliba Ernesto Martinson de Andrade e Lygia Queiroz Martinson de Andrade, Caio Queiroz Martinson de Andrade nasceu em Extrema no dia 9 de dezembro de 1986 e desde a infância foi criado com muito amor e cuidado, recebendo sempre o incentivo de seus pais para praticar esportes e ter uma vida saudável. Aos 7 anos de idade começou a praticar natação por questões respiratórias e logo tomou gosto pelas piscinas, inclusive, ganhou uma competição de natação entre escolas, que foi promovida em 1995 pelo Colégio Primeiros Passos.

Aos 8 anos de idade iniciou nas categorias de base no time do Extrema Futebol Clube, onde teve grande incentivo de seu pai, um ex-futebolista profissional que defendeu por mais de 15 anos as cores de nossa amada cidade de Extrema. Neste período, disputou algumas competições e acumulou diversos títulos, tendo passagens pelo JIMI – Jogos do Interior de Minas, Campeonato Sul-Americano Juvenil em Cajamar/SP, Torneio Internacional em Atibaia/SP e Campeonato Municipal de Futebol, onde ganhou um troféu de melhor atleta, jogando pelo time do Extrema FC.

Praticou ainda futebol de salão e hockey e manteve sempre o esporte como suporte para o aprimoramento do seu caráter, tornando-o um homem de princípios éticos. Se apresentando com um comportamento bem agregador, Caio sempre esteve ao redor de muitos amigos, graças a facilidade que tinha em se relacionar com as pessoas a sua volta.

Em 2003, Caio conheceu Milena de Souza Martinson, com quem casou e teve dois filhos, Timóteo de Souza Martinson, de 12 anos e Matias de Souza Martinson, de 5 anos. Em vida, ele construiu uma família temente a Deus, valorizando a todo momento os princípios bíblicos. 

Foi um ótimo profissional, alcançando cargos de responsabilidade e chefia por onde passou, porém em 2015, enquanto cumpria função de gerente de logística da Kopenhagen, ele resolveu deixar o mundo corporativo para dedicar a sua vida ao serviço de Deus, de forma voluntária. Na ocasião, se formou em Teologia no Seminário Bíblico Palavra da Vida, onde foi instituído como Coordenador de um programa que auxilia jovens no fortalecimento da fé, antes de serem inseridos na faculdade. Ao longo de 6 anos, serviu com dedicação e eficiência nesse projeto, encerrando sua trajetória em 13 de maio de 2021, data em que Caio Queiroz fez a sua passagem para a vida eterna. 

A história de vida desse nosso homenageado é um dos muitos exemplos claros de que o esporte é um grande aliado na formação de cidadãos. Por isso, a família que ficou, apesar da imensa saudade, se alegra por estampar o seu nome num espaço que certamente revelará grandes estrelas do esporte e dará apoio para crianças e adultos, que assim como o Caio, terão em mãos uma ferramenta de transformação, contribuindo na autoconfiança, na prevenção de doenças e na inclusão social.