Prefeitura disponibiliza Sumário Executivo do Plano de Marketing Turístico 2019/2021

21/12/2018

A Secretaria Municipal de Turismo disponibilizou para a população o Sumário Executivo do Plano de Marketing Turístico 2019/2021. Todo o processo de elaboração do documento foi desenvolvido de forma participativa, com envolvimento da comunidade e de empresários locais, setor público, entidades de classe e trade turístico. Os avanços foram mensalmente apresentados e debatidos em reuniões periódicas com a Secretaria de Turismo e a instância de governança local (COMTUR) para dar ciência e colher sugestões e validação de cada etapa do trabalho.

As ações estratégicas que o Plano de Marketing propõe para o desenvolvimento turístico de Extrema fundamentam-se no conceito da sustentabilidade da atividade, que, em termos gerais, relaciona-se com a gestão de todos os recursos componentes da atividade turística de modo a atender às necessidades econômicas, sociais e ambientais dos territórios, mantendo a integridade cultural e ambiental local. Esse conceito permeou todo o trabalho desenvolvido.

Assim, o Plano de Marketing constitui instrumento fundamental para orientar a evolução consistente e sustentável da atividade turística e do destino no desenvolvimento de ações coordenadas de marketing, com objetivos precisos e que contribuam para o posicionamento efetivo do destino turístico de Extrema. O documento ainda facilita a coordenação dos esforços públicos e privados de promoção e comercialização do trade turístico, direcionando esforços e otimizando ações de promoção do destino com atenção ao melhor uso possível dos recursos e atributos locais, convergindo interesses e fortalecendo a sua marca e reputação.

Elaborado sob a coordenação da empresa GKS Negócios Sustentáveis, os resultados resumidos do Plano de Marketing Turístico de Extrema foram apresentado à população em setembro, em evento realizado no Cine Teatro Municipal, durante a 1º Jornada Sebrae de Turismo em Extrema. Agora, o Sumário Executivo do plano é disponibilizado para a população.

O projeto do Plano de Marketing Turístico foi idealizado anos atrás. Somente nesta gestão, que elevou a antiga Gerência de Turismo ao posto de Secretaria Municipal, é que o plano pôde finalmente ser elaborado. A atual administração se comprometeu a transformar o turismo na segunda economia de Extrema, e o plano de marketing é um dos primeiros passos concretos para que isso se realize.