Prefeitura de Extrema realizará mais de 10 mil testes da COVID-19

03/09/2020

Tendo com base alguns estudos de universidades brasileiras, a Prefeitura de Extrema realizará mais de 10 mil testes de COVID-19.
Os testes farão parte de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde para medir a prevalência do Coronavírus e avaliar a velocidade da expansão do vírus em nosso município. O objetivo da pesquisa é estimar a proporção de pessoas com anticorpos e analisar a evolução de casos na população extremense, por meio de uma amostragem de participantes. Serão analisados 5.751 homens e 4.899 mulheres, formando 20% da população, divididos em faixa etárias de 12 a 35 anos, 36 a 59 anos e acima de 60 anos.
Serão em torno de 12 dias de pesquisas em todos os bairros da cidade. O horário será estendido para atingir também os trabalhadores. Serão duas equipes empenhadas na pesquisa e testagem. A primeira equipe irá a todas as casas do bairro colhendo os dados sobre o comportamento do cidadão em relação à COVID-19, e a segunda passará realizando os testes conforme os critérios.
O questionário (pesquisa) será realizado por todos os residentes das casas e nos fornecerá uma resposta sobre o comportamento frente ao vírus, como o uso de máscara, o uso do álcool em gel e da higienização das mãos e outros cuidados. A pessoa entrevistada assinará um termo de consentimento livre e esclarecido, e ao final, receberá uma cartilha com orientações.
Com o aumento de testes, os números de casos positivos irão aumentar, uma vez que será a Secretaria de Saúde que irá atrás de novos pacientes positivados. Lembrando a todos, que essa análise só terá seu resultado divulgado após o fechamento da pesquisa, ou seja, os casos positivos ou negativos só constarão no boletim epidemiológico diário após a finalização da ação.
Pedimos que a população atenda os agentes identificados da Prefeitura que passarão pelos bairros.
O resultado da pesquisa, que será feita na primeira quinzena de setembro e será analisado pela Secretaria de Saúde e pelo Dr. Enis Donizetti Silva, ex-presidente da Sociedade Paulista de Anestesiologia. Com o resultado em mãos, poderemos realizar estratégias mais eficientes contra a Covid-19.