PREFEITURA DE EXTREMA REALIZA CUIDADOS PÓS-COVID

11/03/2021

Na fase pós-aguda da infecção por Covid-19, uma parcela importante dos pacientes apresentam diferentes comprometimentos e sintomas, especialmente aqueles que passaram muito tempo internados, principalmente relacionados às partes motoras e respiratórias.
Essas manifestações impactam negativamente na funcionalidade e na qualidade de vida desses pacientes, que devem ser acompanhados por equipe multidisciplinar. Estima-se que 50% dos pacientes hospitalizados pela Covid-19 necessitam da continuidade dos cuidados, após a alta hospitalar.
Desde o começo da pandemia, a Secretaria de Saúde de Extrema tem realizado o acompanhamento pós-covid. Nesta semana, foi inaugurada a Central de Reabilitação Pós- Covid, uma extensão desse serviço, pensando em um melhor acolhimento a esses pacientes que além dos problemas físicos estão com uma carga emocional muito grande após passar pela doença.
O paciente que for liberado do monitoramento e possuir quadro clínico elegível para esse tipo de atendimento passa a ser acompanhado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família, NASF, e pela Equipe Multidisciplinar da Atenção Domiciliar – EMAD, composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e técnicos de enfermagem. O principal objetivo desse Programa é reabilitar, ou seja, melhorar a rotina do paciente em sua atividades diárias, garantindo sua independência e retorno ao trabalho. Os profissionais têm o papel de motivar, identificar as necessidades individuais e traçar a abordagem em grupo de forma eficaz.
A princípio serão três grupos, sendo dois no horário do trabalhador. Para saber mais informações, mande mensagem via WhatsApp para o número (35) 98404-6486.