PREFEITURA DE EXTREMA IMPLANTA 4 MIL NOVAS LÂMPADAS LED NA CIDADE

07/07/2020

A primeira fase de implantação do projeto “telegestão” já foi concluída. A Prefeitura finalizou a substituição de 3.200 lâmpadas de vapor de sódio por LED na área central do município.
Em paralelo foi iniciado a segunda fase do projeto que é a implantação das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio em diversos pontos da Zona Rural que já possuíam rede de baixa tensão.
O “telegestão” teve suas tratativas iniciadas em 2018 e contempla além da substituição das lâmpadas em LED, a implantação de módulos/gateways nas lâmpadas, que estarão vinculados a uma central que será controlada por software de gestão em iluminação pública. O software possibilitará identificar, por
exemplo, se alguma lâmpada apresenta defeito, está queimada
e ainda aumentar ou diminuir a luminosidade das lâmpadas em
determinas pontos.
Como se sabe, as lâmpadas em LED possuem via útil maior, o
que impacta em custos de manutenção menores, além de melhorar a luminosidade das vias públicas e diretamente refletir em questões de segurança. Outra vantagem é que as lâmpadas possuem garantia de 5 anos pelo fabricante, sem custos pelo Município.

Foram investidos R$ 5,2 milhões no projeto que prevê economia de até 70% no consumo de energia, assim que estiver 100% concluído.