Prefeitura de Extrema emite um alerta quanto ao crescente número de pessoas infectadas pela dengue

18/01/2024

Segundo dados, 99% dos pacientes reagentes foram infectados pelo mosquito transmissor da dengue enquanto estavam em viagem

Setores de Vigilância Epidemiológica e de Endemias soltou um alerta para a população nesta última quinta-feira (18), informando quanto ao número crescente de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypt, tendo em vista que desde o início do ano, 18 pessoas foram submetidas ao teste rápido e sorológico para identificar casos de dengue, dentre as quais 10 pacientes reagentes foram notificados.

Os pacientes testados são investigados quanto ao histórico de viagens ou não. E o que chamou muito a atenção dos profissionais foi que 99% desses pacientes reagentes realizaram viagens recentes, apresentando sintomas 4 a 5 dias após o retorno ao município, o que sugere que estas pessoas tiveram o contato com o mosquito transmissor da dengue fora do município.

Sabendo que todos os casos reagentes ou não são investigados pelo Setor de Endemias, as equipes realizaram uma busca ativa, a fim de encontrar os criadouros, onde até o momento foram identificados 4 focos do mosquito nos territórios com pessoas testadas.

Num ato de prevenção e eliminação do foco, foram realizados 7 fumacês, com o intuito de emitir uma “névoa” de fumaça com baixas doses de um inseticida para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região, agindo até 30 minutos após a aplicação.

É de suma importância que a população faça sua parte realizando ações simples de prevenção, como conservar o quintal sempre limpo, vedar poços e cisternas, descartar lixo de forma adequada, evitar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, além de manter a caixa d’água sempre fechada e utilizar repelentes em casos de viagens.

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Epidemiologia por meio do telefone: (35) 3435-6245 ou, se preferir, visite o setor que está localizado na Avenida Vereador José Ferreira, 513 (térreo) e que atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.