• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Prefeitura de Extrema decreta Situação de Emergência em Saúde

Prefeitura de Extrema decreta Situação de Emergência em Saúde

16/03/2020

Compartilhe:

Em concordância com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Prefeitura de Extrema através do Decreto Nº 3.745, formaliza as ações de enfrentamento ao coronavírus.

A maior recomendação é a restrição ao convívio social, todo contato entre pessoas deve ser evitado.

Educação

Nesta quarta-feira, dia 18, a rede municipal de ensino suspende as atividades nos CEIMS, Escolas e Ensino de Jovens e Adultos por 30 dias. A Prefeitura sugere que as escolas particulares também suspendam as aulas.

Esporte, Lazer e Juventude

Todas as atividades esportivas, incluindo as aulas, estão suspensas por 30 dias a partir de sexta-feira, dia 20.

A exemplo das medidas tomadas pela Confederação Brasileira de Futebol e pela Federação Mineira de Futebol, os campeonatos organizados pela Secretaria de Esportes em Extrema estão suspensos.

O Parque de Eventos ficará fechado por 30 dias.

Turismo

Todos os empreendimentos turísticos serão visitados para orientação dos empreendedores e colaboradores.

Os parques turísticos serão fechados por 30 dias.

Cultura

Eventos, shows, encontros religiosos, assembleias e outros aglomerados de pessoas estão suspensos por 30 dias.

Assistência Social

Os projetos desenvolvidos pelo CRAS estão suspensos, devendo os atendidos aguardarem novo comunicado. Foram suspensos também os atendimentos internos da secretaria por 30 dias, os mesmos serão realizados via visita domiciliar.

Saúde

Todos os casos de suspeita devem ser encaminhados à Unidade de Saúde mais próxima de casa. A equipe de saúde fará a primeira avaliação e indicará a conduta correta.

O atendimento do Pronto Socorro segue normal, porém com restrições aos acompanhantes. Terão direito ao acompanhante os casos previstos em lei: menores de idade, pacientes acima de 60 anos e em casos de incapacidade do paciente.

A agenda das Especialidades será adiada por 40 dias. Os consultórios serão reservados para os atendimentos de casos do coronavírus. As consultas urgentes serão avaliadas pelos especialistas.

Os atendimentos agendados nas Unidades de Saúde serão remarcados para 40 dias.

O atendimento Odontológico será realizado apenas na Clínica de Especialidades.

Os pacientes que fazem tratamento fora do município terão o tratamento mantido. Deverão usar máscaras durante a viagem. As máscaras serão fornecidas pela Secretaria de Saúde.

As atividades realizadas em grupo pelo NASF estão suspensas por 30 dias.

O atendimento da Farmácia segue normal, seguindo medidas de precaução.

A Secretaria de Saúde possui os kits necessários e vem obedecendo o protocolo do Ministério da Saúde para o correto diagnóstico dos casos. A equipe profissional está qualificada e pronta para atender a todos os casos.

Atendimento Público

Os serviços de atendimento estão suspensos, mas a equipe continua em trabalho interno. Então não desloquem até os edifícios públicos, utilize o site para os serviços disponíveis ou entre em contato com a secretaria por e-mail ou telefone.

Saiba como se prevenir contra o Coronavírus – COVID-19, clique aqui.

Para saber mais sobre as notícias do Coronavírus no Estado de Minas Gerais, clique aqui.