Prefeitura de Extrema comemora dia Internacional da Mulher e investe em bem-estar para o público feminino

08/03/2022

A Prefeitura de Extrema possui 2.200 servidoras públicas mulheres

O tão esperado mês de março chegou e logo no seu 8º dia já se comemora, internacionalmente, uma das datas mais simbólicas para a figura feminina: o dia da mulher. O município de Extrema faz questão de prestar total dedicação para esse público em diversas áreas. Ao longo desses últimos anos, as ações obtiveram resultados significativos tanto para a Prefeitura, quanto para a população em geral.

Uma das prioridades da Prefeitura Municipal é qualidade de vida da população, seja por meio da saúde, educação, obras e demais áreas. Tudo isso é centralizado ao lema: “Gestão e resultado” e mesmo em meio à pandemia, Extrema não se esquivou do seu principal objetivo e seguiu com os trabalhos planejados, tanto é que em 2021 grandes índices foram alcançados.

Na SAÚDE, campanhas e atividades estimularam o cuidado com o próprio corpo e somente em 2021, foram realizados 1.872 exames de Papanicolau (exame preventivo de colo de útero), mais de 2.300 mamografias e 25 cirurgias de ginecologia. Além disso, uma Mastologista foi incluída aos atendimentos do Pronto Socorro Municipal e um aparelho de ultrassonografia foi adquirido para uma melhor assistência nos diagnósticos de exames por imagens.

No ESPORTE, cerca de 450 mulheres atualmente, entre crianças e idosas, participam de alguma das mais de 10 atividades oferecidas pela Secretaria. Para se ter uma noção da presença feminina, nas turmas das aulas fitness e hidroginástica para adultos, 85% do público é formado por mulheres.

Extrema disponibiliza também de Programas que beneficiam a vida das mulheres que passam por dificuldades financeiras e centenas delas, que são cadastradas no CadÚnico, foram beneficiadas com cestas básicas, casa própria, além de receberem auxílio nas mensalidades da faculdade, através do Programa Bolsa Estudantil e participarem também do projeto “Criança Feliz”, que apoia a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais (22 semanas completas -154 dias de gestação- época em que o peso de nascimento é normalmente de 500g, e termina com sete dias completos após o nascimento).

Além disso, em novembro de 2021 o Projeto Minas Programando, em parceria com o SENAC, disponibilizou de 30 vagas, somente para o público feminino, para a formação de profissionais para a área de TI (Tecnologia da Informação), promovendo a inclusão social e produtiva em públicos de maior vulnerabilidade econômica.

No quesito SEGURANÇA, no ano de 2021 o serviço do CREAS acompanhou e protegeu 19 mulheres vítimas de violência doméstica, e em conjunto o 59º BPM desenvolveu o PPVD (Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica), na qual impõe medidas protetivas de urgência, além da realização de palestras e visitas tranquilizadoras às vítimas que demandam os órgãos policiais.

Na EDUCAÇÃO, houve o retorno das aulas 100% presencias, o investimento em duas novas unidades escolares, sendo o CEIM Carlos Eduardo da Silveira Picone e a Escola Municipal Maristela Carniel Onisto, além do andamento das obras de outras três Unidades de Ensino: Escola em Modelo Agrícola no bairro do Salto, a Escola do bairro do Barreiro/Bela Vista e a construção do CEIM Profª Lucy Pereira de Lima Zingari, no bairro Vila Rica.

Celebramos e respeitamos o direito de todas as mulheres extremenses: das mães, das filhas, das profissionais da Saúde, das profissionais da Educação e das mais de 2.200 servidoras públicas. A Prefeitura trabalha para atender às necessidades de todas vocês e quer dar oportunidade e condição de igualdade a todas, tornando Extrema o seu orgulho. Feliz dia das mulheres!