Prefeitura de Extrema adquire 500 testes RT-PCR para Covid-19

23/04/2020

Desde o primeiro caso suspeito para o Covid-19 na cidade, a Prefeitura de Extrema utilizou o diagnóstico laboratorial para identificação de casos através do exame RT-PCR, feito na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, respeitando a orientação da Secretaria de Estado da Saúde.
O resultado demora em torno de 10 dias, mas vem demorando cada vez mais tempo, porque a maioria das cidades do Estado utiliza o mesmo laboratório. Pensando nisto a Prefeitura adquiriu testes rápidos, para ter o diagnóstico dos pacientes no menor tempo.
Para ampliar ainda mais a capacidade de testagem, no dia 22 de abril foram adquiridos 500 testes RT-PCR de um laboratório particular, além da rapidez dos testes rápidos, Extrema conta com o exame de contraprova em apenas 4 dias para se ter o resultado.
Com esta aquisição o resultado será mais ágil, servindo para orientar o tratamento dos pacientes de Covid-19 e evitando a evolução do caso.
Para a realização do exame RT-PCR o paciente deve ter a indicação médica e apresentar os sintomas que se enquadram no protocolo do Ministério da Saúde.
Vale lembrar que a Prefeitura vem adotando medidas importantes para o combate ao coronavírus, como a compra de equipamentos médicos e materiais, a distribuição de álcool em gel e a organização das filas e aglomerações, entretanto, você é a peça mais importante.