Prefeitura de Extrema acompanha e auxilia o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade com programa social

16/02/2022

O Programa “Criança Feliz” quer facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias e atualmente, 150 beneficiados participam do programa em Extrema

Desde 2020, Extrema contempla um projeto intitulado “Criança Feliz” que é um programa de iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, que vem com o intuito de fazer com que as famílias – que tenham crianças de 0 a 6 anos de idade – possam oferecer aos seus filhos instrumentos para promover e estimular o seu desenvolvimento integral.

Os três primeiros anos de vidaé o período que acontece o maior desenvolvimento cerebral e cognitivo de uma criança, já que tudo o que os pequeninos aprendem nessa fase servirá de base para seu aprendizado ao longo da vida. Toda fase depende da anterior para que funções, cada vez mais complexas, possam ser realizadas numa sequência de construções e aquisições de novas habilidades, de forma contínua, dinâmica e progressiva.

O público alvo do programa são:

• Gestantes (em qualquer idade gestacional);
  • Crianças de até 3 anos;
  • Crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar;
  • Crianças de até 6 anos que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares, independentemente da causa de morte, durante o período Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Covid-19.

Os pilares do programa são as visitas domiciliares e as ações com a rede de serviços, tais como saúde, educação, assistência social, cultura, entre outros. As famílias participantes serão acompanhadas por uma equipe de profissionais capacitados, chamados de visitadores, sendo que estes agentes oferecem para as famílias os instrumentos necessários para a estimulação do desenvolvimento infantil, destacando nas visitas uma ferramenta principal do Programa: as brincadeiras.

Para participar é muito simples: os interessados devem comparecer à sede do programa, localizada na Praça Olinto da Fonseca, nº 12 – Subsolo da Secretaria de Assistência Social e necessita ainda estar incluído no Cadastro Único e ter o Número de Identificação Social (NIS).

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone:(35) 3435-5890 ou encaminhe um e-mail para: criancafeliz@extrema.mg.gov.br.