Prefeitura de Extrema abre inscrições de 3 a 12 de abril para primeira edição do Casamento Comunitário

31/03/2023

Pela primeira vez o município realizará a ação, disponibilizando a cerimônia gratuita para 20 casais com efeito civil

Para muitos o sonho de se casar pode vir acompanhado de medos e incertezas, porém as inseguranças não têm a menor relação com os sentimentos envolvidos no relacionamento, mas sim pelos altos custos que o processo matrimonial implica. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, em conformidade com a Lei Municipal 4.508/22, realizará o 1º Casamento Comunitário em Extrema, projeto este de iniciativa da Secretaria de Assistência Social, com apoio da Faculdade de Extrema (FAEX).

Em resumo, a Lei 4.508/22 sancionada pela Prefeitura Municipal institui o casamento comunitário, sendo essa uma cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo dia e horário. Esse tipo de casamento é ideal para quem não tem condições para pagar as despesas com cartório.

O processo de inscrição será realizado no período de 03 a 12 de abril, através de um formulário online: https://forms.gle/R9dS9bH5scy4VcA78. O casamento será celebrado com até 20 casais devidamente habilitados para o processo, e a listagem classificatória será por ordem de inscrição. Lembrando que a ação também abrangerá casais homoafetivos e trans.

Quem pode participar

O projeto da Assistência Social é destinado a pessoas que desejam regularizar sua situação civil, mas que não possuem recursos para os custos do casamento. Os nubentes devem comprovar ser residentes de Extrema no mínimo 02 anos; ter idade mínima de 18 anos; apresentar comprovação de situação de baixa renda; devem estar inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) atualizada, pelo menos nos últimos 6 meses e por fim, ter todos os documentos pessoais legíveis do casal, sem nenhum tipo de rasura, rasgo ou com informações ilegíveis.

A cerimônia do Casamento Comunitário em Extrema será realizada em dia, horário e local previamente marcado com os casais selecionados, pela Secretaria de Assistência Social, preferencialmente no mês de maio.

Os critérios de seleção para a escolha dos casais que participarão do Casamento Comunitário do Município de Extrema estão expressos no edital: http://bit.ly/3ZwbGME.

Para obter mais informações e tirar dúvidas entre em contato com a Assistência Social pelo telefone: (35) 3435-5810 ou procure atendimento presencial na sede da Secretaria, que está localizada na Praça Olinto da Fonseca, 12.