Prefeitura cria Área de Interesse Social para construção de um novo Conjunto Habitacional no bairro dos Tenentes

11/07/2023

Novo residencial chamado “Terras de Santa Fé” é uma ação da Gestão Municipal que faz frente direta ao déficit habitacional, sendo destinado à população de baixa renda

Neste mês de julho, a Prefeitura criou uma Área de Interesse Social com 250 mil m² no bairro do Tenentes, visando a construção de novas residências para os munícipes que não atenderam os requisitos do processo de seleção da última chamada do Fundo Municipal de Habitação, com foco na aquisição de uma casa no Residencial Tenentes VI.

Este empreendimento habitacional se chamará “Residencial Terras de Santa Fé” e um dos critérios de planejamento urbano, previstos no Zoneamento, torna possível economicamente com que a Prefeitura realize o projeto de construção de casas, com regras que permitam usar melhor o terreno.

Esse será o maior Programa Habitacional da história da cidade, na qual vêm sendo realizados investimentos nunca antes vistos, tudo para aumentar o número de moradias do território extremense.

Para se ter uma ideia, nestes últimos quatro anos, a Prefeitura Municipal investiu pesado na construção de 200 unidades habitacionais no Residencial “Tenentes 5” (Fase I) – já entregues em 2020 – tendo mais 29 unidades entregues no ano seguinte pela Fase II, além de 156 unidades do Residencial “Roseira 3”, onde já foram entregues 92 no Módulo I e outras 64 unidades ainda serão entregues neste ano de 2023 pelo Módulo II. Neste pacote incluem também o Residencial “Roseira 4”, que prevê o atendimento de 340 famílias e o Residencial “Tenentes 6”, atendendo mais 125 famílias.

É importante destacar ainda que o município irá pleitear, junto ao Governo Federal, recursos vinculados à antiga modalidade FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), destinado à população de baixíssima renda, tendo em vista que é o foco e objetivo principal da Prefeitura.

Além dos pesados investimentos, a Prefeitura Municipal vem dialogando com empresas da construção civil, com o objetivo de atrair empreendimentos imobiliários e reduzir ainda mais o déficit de moradias, estimado entre 15 e 20 mil unidades. Em 2021, as empresas HM Engenharia e a BRZ Empreendimentos anunciaram um investimento de R$400 milhões para a construção de 1,3 mil unidades residenciais. Além disso, o município já aprovou a construção de outros 3 mil lotes residenciais.