Prefeitura adquire tubos de alta tecnologia para captar drenagem nas principais obras do município

10/09/2021

O material recebido será utilizado na execução de novas obras de captação de águas pluviais e interligações em alguns pontos da cidade

Nesta última semana, a Prefeitura de Extrema, através da Secretária de Obras e Urbanismo investiu cerca de R$ 6 milhões na aquisição de tubos PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Esse material acompanha o que existe de mais moderno hoje na execução de obras de drenagem e possuem vida útil 3 vezes maior que os tubos de concreto utilizados atualmente.

A utilização desse material irá proporcionar uma economia de até 25% em comparação à utilização dos tubos de concreto, levando em consideração todas as etapas de uma obra de drenagem. Os tubos possuem um sistema de união ponta-bolsa que garante 100% de estanqueidade e o torna 100% ecológicos por não contaminar lençóis freáticos em possíveis vazamentos. Cada peça possui 6m de comprimento, sendo mais leves, facilitando o transporte e instalação e permitindo diminuir pela metade o tempo programado de uma obra.

Os tubos, com diâmetros que variam entre 400mm a 1500mm, serão utilizados em algumas das principais obras de infraestrutura do município, sendo as obras de substituição de toda captação de águas pluviais do Conjunto Habitacional Roseira I, interligação com o Conjunto Habitacional Roseira III, além da captação de água pluvial da Praça da Saudade e do campo do Extrema Futebol Clube.

Dentro dos próximos 20 dias, a entrega desse material deverá ser concluída e as obras serão iniciadas: “O benefício desta aquisição vem através de economia e ganho na produtividade, tanto para o município, quanto para a população em geral. Com a diminuição no tempo de execução, o impacto na vida das pessoas – que moram ou utilizam as vias próximas a execução dessas obras – será bem menor e a população da região receberá uma obra com alta qualidade”, argumentou o Engenheiro Jefferson Rodrigo.