• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Prefeitura abre pesquisa pública sobre prática de atividade física em Extrema

Prefeitura abre pesquisa pública sobre prática de atividade física em Extrema

08/12/2023

Compartilhe:

Ao responder o questionário, o munícipe contribui com a criação de um banco de dados e com a oferta de ações na cidade

A atividade física é um dos principais recursos para melhorar a qualidade de vida e por este motivo as secretarias municipais de Esporte e Saúde lançaram uma pesquisa sobre a prática de exercícios na cidade. O objetivo é fazer um levantamento do público municipal que realiza atividades físicas a fim de elaborar ações nas duas áreas. A pesquisa tem 8 perguntas, leva apenas 5 minutos e pode ser respondida até 31de dezembro.

Através do preenchimento do formulário (https://forms.gle/A1ExPBGaZDE3wxFc8), todos os dados serão analisados pelas secretarias de Esporte e Saúde, que têm a intenção de gerar um banco de informações com o perfil da população por bairro e preferências de atividades físicas. A partir destas informações serão criadas estratégias de incentivo à prática esportiva, bem como meios de aprimorar as ofertas já existentes no município.

Segundo a Pesquisa Saúde e Trabalho, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e divulgada em junho deste ano, 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas e, destes, 42% sofreram com problemas de saúde em 2022. Por outro lado, 72% das pessoas que se exercitam com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses.

Neste sentido, é importante destacar que a prática frequente de atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; controla os níveis de colesterol; melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, controla o peso, auxilia no sono; é uma grande aliada no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros tantos benefícios.