Praça Presidente Vargas é reaberta em Extrema

20/12/2019

Compartilhe:

Após alguns meses de reforma a Praça Presidente Vargas foi entregue à população após o trabalho de revitalização feito no local. Com projeto mais acolhedor, o grande objetivo é resgatar a originalidade das praças centrais para as famílias extremenses e visitantes do município.

A arquitetura traz diversos elemento em homenagem ao Projeto “Conservador das Águas”

A segunda etapa das reformas das praças centrais de Extrema foi entregue na manhã do dia 20, e o local conta com alguns elementos marcantes, como conjunto de fontes, que por si só já é um elemento muito presente nas praças mais tradicionais, concebido para homenagear o Projeto “Conservador das Águas”, reconhecido pela sua importância relacionada ao Meio Ambiente e que por vezes elevou o reconhecimento de Extrema como uma referência no manejo de áreas de proteção ambiental.

Homem do Campo é representado na fonte principal

A fonte principal traz consigo uma escultura ao centro que mostra o Homem do Campo como símbolo de todas as pessoas que respeitam a terra e seu entorno por meio de um uso sustentável e responsável.

O projeto já prevê que as praças sejam totalmente acessíveis à cadeirantes, idosos e a população em geral. O espaço conta ainda com mosaicos que ilustram duas lindas rosas que marcam a Rota das Rosas junto ao Santuário de Santa Rita.

Mosaico dá toque especial na nova praça

Toda a pavimentação da praça foi trocada, dado o estado de conservação das peças anteriores, no entanto o sistema construtivo do piso intertravado e ecológico, agora com uma paginação mais alegre.

Todo o mobiliário foi feito com materiais recicláveis

O paisagismo traz layout com curvas onde, através da textura e cores das flores e folhas, o visitante terá diferentes cenários. Para garantir a qualidade das plantas foram utilizados 30 m³ de composto substrato balanceado com nutrientes que associados ao sistema de irrigação trarão qualidade e uso racional de água ao projeto, pois é possível ajustar a programação nos diferentes setores e segundo a fase de desenvolvimento das plantas e estações do ano.

Para zelar pelas plantas o espaço contará com um funcionário do Eixo de Parques e Jardins que fará toda as manutenções, reposições e ajustes no sistema de irrigação todos os dias.

Postes estilo colonial traz todo o charme para o local

A iluminação também foi valorizada com a instalação de postes de luz com estilo colonial de praças de interior e luminárias nos canteiros dando uma atmosfera mais cênica. No local, foram instalados ainda novos mobiliários feitos de madeira plástica e serralheria artística, sendo retirada do meio ambiente cerca de 700 mil garrafas pets e embalagens de creme dental, sendo de maior durabilidade e sustentável. Para garantir os cuidados com a nova praça, foi contratado vigia 24 horas, responsável por manter a organização e segurança.

Agora a população pode aproveitar o mais novo espaço turístico de Extrema

Com a reforma todo o contexto histórico foi valorizado, recuperando ares de cidade de interior, o que valorizou a fachada do Santuário de Santa Rita de Cássia, marco histórico do município, visto que a história dos espaços que correspondem à Praça Presidente Vargas (antigo Largo da Matriz) está associada à consolidação do núcleo de povoamento que deu origem ao Município de Extrema.