• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Praça Coronel Simeão é entregue à população

Praça Coronel Simeão é entregue à população

18/10/2019

Compartilhe:

Na última quarta-feira, dia 16, foi entregue a primeira etapa das reformas das praças centrais de Extrema. Após alguns meses a Praça Coronel Simeão foi reaberta e a população pôde sentir a alegria de novamente estar no espaço após o trabalho de revitalização feito, cujo projeto tem como grande objetivo resgatar a originalidade das praças centrais para as famílias extremenses e visitantes do município.

A população já pode aproveitar a Praça Coronel Simeão

A nova praça conta com um pequeno anfiteatro, para ser aproveitado para apresentações culturais e nele está representado a árvore do conhecimento em mosaico. O pavimento também teve inovações com o piso ecológico intertravado, aumentando a durabilidade, mudando o ambiente visualmente e aumentando a capacidade de drenagem. Nos canteiros da praça, foram plantadas duas Mirindiba-rosa, uma árvore tropical bem rústica, indicada para arborização urbana, e mais duas Pau-cigarra, sendo essa de menor porte e com floração amarela.

O pequeno anfiteatro possibilita apresentações culturais

A reforma também inova o paisagismo que traz para o jardim um sistema de irrigação automatizado. Tem por objetivo garantir de forma racional a quantidade de água para as plantas. É possível fazer a programação de “rega” segundo a idade, espécie e estação do ano. Conta com um sensor de chuva que desabilita o sistema durante este evento. A iluminação também foi valorizada com a instalação de postes de luz com estilo mineiro de praças de interior.

Todas as plantas serão cuidadas e acompanhadas por paisagista, mantendo a integridade e saúde das mesmas

Com a reforma todo o contexto histórico foi valorizado, inclusive a fachada da Escola Estadual “Odete Valadares”. O busto do Coronel Simeão Stylita Cardoso (1855/1919), que leva o nome da praça, foi todo restaurado e refeito em bronze. As placas de informação histórica contam com QR Code que podem ser acessadas por turistas e visitantes da praça para ter informações complementares.

Busto Coronel Simeão Stylita Cardoso é marco histórico na cidade de Extrema

No local, foram instalados ainda novos mobiliários feitos de madeira plástica e serralheria artística, sendo retirada do meio ambiente cerca de 700 mil garrafas pets e embalagens de creme dental, sendo de maior durabilidade e sustentável.  Para garantir os cuidados com a nova praça, foi contratado vigia 24 horas, responsável por manter a organização e segurança da praça.

Pensando na preservação do meio ambiente, todo o mobiliário é feito com madeira plástica

A ideia é que com a reforma completa das praças centrais, o local ganhe ares de praça de interior, sem grandes monumentos ou instalações modernas, mas com elementos que harmonizem com seu entorno. O projeto já prevê que as praças sejam totalmente acessível à cadeirantes, idosos e a população em geral.