• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Poder Judiciário instala oficialmente a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude em Extrema

Poder Judiciário instala oficialmente a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude em Extrema

03/06/2022

Ao órgão jurisdicional compete processar, conciliar e julgar as causas cíveis de toda a Comarca de Extrema

Na manhã da última segunda-feira (30), o Poder Judiciário realizou, no Fórum Cristovan Chiaradia, a cessão de instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de Extrema. A audiência solene contou com a presença de representantes dos três Poderes do município e também do Ministério Público da Comarca de Extrema e representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

O que se espera com a instalação oficial dessa segunda Vara é que o Poder Judiciário possa prestar atendimento à população em tempo mais adequado, de maneira a contribuir com a resolução dos conflitos, visando à pacificação social, assim, em breve a Comarca de Extrema passará a contar com mais um juiz.

Com a implantação da 2ª Vara na Comarca de Extrema, o Poder Judiciário conseguirá ampliar a oferta judicial e atender a demanda dos mais de 13 mil processos que estão em tramitação: “Já era passada à hora da Comarca de Extrema acompanhar o crescimento da cidade, que se deu em várias dimensões e instalar mais uma Vara de Justiça. Passaremos a ter em breve 2 juízes na nova repartição, junto com a sua equipe de servidores e estagiários e portanto eles dividirão entre si os acervos de processo em andamento”, ressaltou a Promotora de Justiça, Dra. Rogéria Cristina Leme.

A atual Vara Única de Extrema passa a ter a denominação e a competência de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, sendo que os processos e ações penais serão distribuídos agora entre as duas repartições. A 2ª Vara terá competência para processar e julgar ações de comércio, família, casamento, sucessões, tutela, curatela, infância e juventude e habeas corpus.

A 2ª Vara já está funcionando no Fórum Cristovan Chiaradia, localizado na Av. Delegado Waldemar Gomes Pinto, 1624 – Ponte Nova, das 12h às 18h.