Pandemia e violência contra a mulher

15/04/2020

Compartilhe:

Vivenciamos dias difíceis em razão da pandemia mundial que assola os povos e afeta grupos mais vulneráveis. Pensando nas meninas e nas mulheres vítimas de violência doméstica e familiar alertamos a importância da denúncia através do Disque 180.

Como a pandemia afeta mulheres e meninas?

A casa é o lugar mais perigoso para uma mulher. A maioria dos atos de violência e feminicídios acontece justamente em casa. Dentre os fatores, adaptam-se à presente situação de pandemia:

FATORES DE RISCO DE VIOLÊNCIA aplicáveis à situação de PANDEMIA COVID-19:

Não obstante a referência ao aumento de violência contra a mulher em nosso país em razão da pandemia pelo COVID-19, não há uma quantificação real desse aumento. A cifra oculta, que corresponde aos casos de violência não denunciados, tende a aumentar em razão do isolamento das vítimas e maior controle por parte dos parceiros. Se as mulheres tinham receio de comparecer em uma Delegacia de Polícia em tempos normais, ou mesmo acionar a Central 180, em uma situação de isolamento na mesma casa a dificuldade será ainda maior, entretanto a comunidade poderá ajudar e apoiar fazendo a denuncia através da CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER DISQUE 180.