Palestra de Rita Von Hunty lota Cine Teatro durante 2º Festival Municipal Diversidade & Arte

10/08/2023

A drag queen promoveu reflexões importantes sobre a luta LGBTQIAPN+, gênero, representatividade e inclusão

No último dia 3 (quinta-feira), o Cine Teatro ficou lotado para receber a intelectual, professora, palestrante e drag queen Rita Von Hunty, convidada do 2º Festival Diversidade & Arte. A palestra, promovida pelo Coletivo LGBTQIAPN+ de Extrema, em parceria com a Secretaria de Cultura, integrou a programação do Festival de Inverno e foi um verdadeiro sucesso.

O evento teve início às 20h com a apresentação da ex-participante do The Voice Kids, Duda Sena, seguida pela aguardada palestra de Rita Von Hunty “LGBTQIA+: debates sobre gênero e sexualidade”. Com a casa lotada, Rita discorreu de maneira bastante esclarecedora sobre a luta LGBTQIAPN+ no Brasil e no mundo, tocando em temas importantes como a história do movimento, machismo, racismo e LGBTfobia.

Rita Von Hunty é uma personagem drag queen criada pelo professor Guilherme Terreri Lima Pereira, 32, e descrita como uma elegante e desbocada senhora de meia idade dos anos 1950. Guilherme, que é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), criou a Rita em meados de 2013, despretensiosamente, sem imaginar a proporção que seu trabalho iria tomar.

Em 2015 surgiu o projeto “Tempero Drag”, um canal no YouTube que inicialmente tratava sobre culinária vegana com pitadas ácidas de política e humor. Aos poucos, o espaço foi naturalmente se tornando a sala de aula de Rita Von Hunty, onde a drag promove debates sobre pautas da contemporaneidade, como o movimento LGBTQIAPN+, política, sociologia, entre outros assuntos.