Secretaria de Assistência Social

Palestra de Maria da Penha foi transmitida pela Prefeitura de Extrema na última quarta-feira

01/10/2021

Em continuidade às ações de combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Assistência Social de Extrema transmitiu para a população uma palestra on-line ao vivo de Maria da Penha, na tarde da última quarta-feira, 29 de setembro.

A palestra foi transmitida, simultaneamente, para cerca de 200 pessoas que estiveram presentes no Cine Teatro e também nos canais oficiais da Prefeitura no YouTube e Facebook, os quais somaram mais de 300 visualizações – entre elas, colaboradores de empresas do município que foram convidadas a acompanhar o evento.

O tema da palestra foi “Maria da Penha: Uma História de Luta”, na qual ela própria deu um relato pessoal sobre sua trajetória de vida, marcada pela violência doméstica e a luta por justiça, até ter seu nome imortalizado na “Lei Maria da Penha” (Lei Federal nº 11.340/2006), que protege mulheres contra a violência doméstica e familiar. 

Essa ação fez parte do Projeto Todos por Elas, idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, cujo objetivo é o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em Extrema. Através do exemplo de vida da Maria da Penha, a Prefeitura de Extrema quer continuar conscientizando – tanto as mulheres como a população em geral – sobre formas de identificação e denúncia dos tipos de violência doméstica e familiar que podem ser cometidos contra as mulheres, independentemente de sua classe social.

Por razões contratuais, a palestra não está mais disponível no YouTube – ela foi excluída ao final da transmissão.

Para conhecer mais sobre a história de vida da Maria da Penha, acesse: institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

Canais para denunciar a violência contra a mulher:

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher

Ligue 190 – Polícia Militar