• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Outubro Rosa: mês da prevenção ao câncer de mama chama atenção das mulheres sobre importância da consulta preventiva

Outubro Rosa: mês da prevenção ao câncer de mama chama atenção das mulheres sobre importância da consulta preventiva

04/10/2022

Compartilhe:

Uma em cada oito mulheres terá câncer de mama em algum momento da vida, de acordo com as estatísticas. O público de risco da doença são mulheres de 50 a 69 anos. Se tratado no começo, as chances de cura são bem mais altas.

Por isso, a campanha Outubro Rosa, realizada em Extrema pelo setor de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura Municipal, tem o objetivo de alertar todas as mulheres na faixa etária de risco a realizarem uma consulta preventiva gratuita em sua Unidade de Saúde. Essa prevenção é um ato simples, mas que demonstra amor por si mesma e também a quem te ama e se preocupa com sua vida e saúde.

Se o câncer de mama for identificado na consulta, a mulher realizará exames de controle com acompanhamento de especialistas ou do médico da família. Os exames de mamografia também são ofertados gratuitamente pelas Unidades de Saúde para as mulheres na idade de risco (50 a 69 anos).

É importante deixar claro que as consultas em prevenção ao câncer de mama acontecem o ano todo, e não apenas em outubro, mas este mês é escolhido para reforçar a conscientização sobre o assunto em todo o país.

Anteriormente, o Ministério da Saúde classificava mulheres com idade de 40 a 69 anos como a faixa etária de risco da doença, mas recentemente essa informação foi atualizada para mulheres de 50 a 69 anos.

Se você é mulher e tem entre 50 e 69 anos, cuide da sua saúde e procure sua Unidade de Saúde para realizar uma consulta preventiva gratuita.

Clique no botão abaixo e veja o endereço, horário de atendimento e contatos das Unidades de Saúde de Extrema.

Clique aqui e veja