• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Observatório do turismo dos Feriados Prolongados do ano de 2018

Observatório do turismo dos Feriados Prolongados do ano de 2018

24/05/2019

Compartilhe:

A Secretaria de Turismo por meio do Observatório do Turismo de Extrema, monitorou os indicadores de taxa média de ocupação hoteleira, número de atendimentos no Centro de Informações Turísticas (CIT), e números de visitantes no Parque da Cachoeira Jaguari e no Parque da Cachoeira do Salto, em 10 feriados prolongados. Sendo que o feriado da Proclamação da República e o da Consciência Negra foram pesquisados como um único feriado prolongado, identificado aqui como Proclamação da República, pelo fato dos dois feriados formarem um feriado estendido prolongado de 6 dias em vários municípios brasileiros, inclusive na cidade de São Paulo que é segundo a pesquisa de demanda turística, o nosso maior mercador emissor de turistas para Extrema.

A maior taxa média de ocupação dos meios de hospedagem foi encontrada no feriado da Independência do Brasil com 85% e a menor foi no Corpus Christi com 37%.

O maior número de atendimentos realizados no CIT foi no feriado da Independência do Brasil com 308, e o menor foi no feriado do Natal com 107 pessoas atendidas.

O maior número de visitantes no atrativo turístico Parque Cachoeira do Jaguari foi no feriado da Proclamação da República com 4.618 visitantes, e o feriado com menor número de visitantes foi o do Corpus Christi com 1.442.

No atrativo turístico Parque Cachoeira do Salto, o feriado com o maior número de visitantes foi o Carnaval com 8.021 visitantes, e o feriado com menos visitantes foi o de Corpus Christi com 1.217 visitas.

No geral o feriado da Independência do Brasil teve a maior taxa média de ocupação hoteleira (85%) e o maior número de atendimentos no CIT (308), este feriado prolongado foi o primeiro após 3 meses desde do último feriado prolongado, o do Corpus Christi que teve o fluxo turístico impactado negativamente pela a greve dos caminhoneiros.

O feriado de Nossa Senhora Aparecida teve a segunda maior taxa média de ocupação hoteleira (84%) e ficou em terceiro no número de atendimentos no CIT (225), este feriado compreendeu o período da festa do Rodeio de Extrema.

O Carnaval teve a terceira maior taxa média de ocupação hoteleira (77%) e teve o segundo maior número de atendimentos realizados no CIT (270).

O feriado de Corpus Christi teve a menor taxa de ocupação hoteleira (37%), e o menor número de visitantes no Parque Cachoeira do Jaguari (1.442) e no Parque Cachoeira do Salto (1.217), isto se de deve principalmente a greve nacional dos caminhoneiros, que impactou o fluxo de turistas neste feriado.

O feriado da Proclamação da República registrou a segunda menor taxa de ocupação (59%), este feriado foi medido juntamente com o da Consciência Negra, então os dados são considerados como um único, como abrangeu um período de 6 dias, a taxa de ocupação foi medida neste período, o que pode ter impactado o resultado no período, e pelo o fato de que a duas semanas atrás  ter acontecido o feriado Finados.

O feriado do Natal teve no geral o menor número de atendimentos realizados no CIT (107), e a terceira menor taxa média de ocupação hoteleira (60%).