O mais moderno Batalhão da PM em nível estadual tem suas obras concluídas e em breve já será inaugurado

03/09/2021

Custeado pela Prefeitura Municipal de Extrema, o prédio teve um investimento de R$ 15 milhões e um dos diferenciais é a implantação de 430 placas fotovoltaicas para a renovação de energia

Já é possível ver de longe a bela fachada da nova sede do 59º Batalhão de Polícia Militar e o grande logo da PMMG de 6,63m de altura e 5,75m de largura. Enfim, as obras foram finalizadas e as chaves já foram entregues para a Secretaria de Governo, que agora se prepara para mobiliar o prédio e instalar a subestação aérea de energia.

São 3.958,86 m² de área construída que contará com amplo refeitório, estacionamento, Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), 3 salas de aulas, 1 sala de treinamento, 5 alojamentos e auditório para 187 pessoas.

O prédio contará com 3 andares, com acessibilidade de um elevador. O térreo contará com a recepção, o auditório, consultório médico e odontológico, o primeiro pavimento terá o COPOM, salas de aulas, sala de treinamento e a sede da 278ª CIA e o segundo pavimento estará localizada as salas do Comandante e do Sub-Comandante e também os alojamentos e vestiários femininos e masculinos.

A sede trará ainda duas grandes novidades, sendo a implantação de um próprio Posto Orgânico de Combustível (POC) que abastecerá as viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e demais órgãos governamentais e, além disso, o Batalhão terá uma estrutura sustentável para captação da própria energia através das 430 placas fotovoltaica instaladas na sede. A estimativa de captação é de aproximadamente 22.000 Kw/h.

O Batalhão já é considerado o mais moderno do Estado de Minas, e com a sua inauguração, ainda sem data prevista, garantirá melhores condições de trabalho para os militares: “Com esse novo prédio será possível ampliar o portfólio de serviços atualmente oferecidos para a população do 59º Batalhão ao longo de todo o extremo sul mineiro, possibilitando inclusive a formação de novas turmas de policiais aqui na nossa cidade. Também podemos destacar a melhoria nos cuidados integrais da tropa que contará com um avançado centro de atenção à saúde envolvendo serviços de assistência médica, odontológica e psicológica. Acreditamos muito que o capital humano é nosso maior patrimônio e somente poderemos prestar um serviço à altura do que a população merece se tivermos policiais bem treinados e em sua melhor forma física e psicológica”, finalizou o Ten Cel PM Júlio César de Campos Silva, Comandante do 59º BPM.