Secretaria de Saúde

NOVA UBS DO BAIRRO DO FORJOS É ENTREGUE A POPULAÇÃO

09/06/2020

No último dia 08, a Prefeitura de Extrema realizou a abertura da nova Unidade Básica de Saúde do Bairro do Forjos “Eunice Silveira”.
A construção da nova UBS possui projeto arquitetônico padrão, contando com 355 m² de área construída, além de amplo estacionamento para veículos. A obra está localizada na Estrada João Batista Magalhães, próximo da nova quadra poliesportiva.
A Administração investiu cerca de R$ 1 milhão na obra predial, que conta com consultórios médicos, de enfermagem, odontológico e multidisciplinar para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de sala de vacina, farmácia, auditório e outros espaços.
A atual gestão vem desde o primeiro dia governo, priorizando os programas, projetos e ações voltados à saúde pública de Extrema, em especial na Atenção Primária. Não à toa, além da UBS do Forjos, outras 6 (seis) Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estavam sendo construídas ao mesmo tempo nesta gestão, sendo que outras duas já estão concluídas: Salto e Fazenda do Matão.
Além do que, a Prefeitura tem focado suas ações no fortalecimento da rede, padronizando as ações executadas e resgatando a elaboração dos protocolos e dos procedimentos operacionais padrão (POPs).
O Governo Municipal sabe que quanto maior o investimento na saúde primária, menor serão os custos na média e alta complexidade e por isso vem investindo também nas políticas de saúde complementar e secundária, como Esportes, Lazer, Entretenimento e ainda na Proteção Social Básica. Quanto maior o investimento na atenção primária, menor será a desospitalização, e por isso as equipes do Programa de Saúde da Família tem atuado cada dia mais.
Em breve serão entregues a população as UBS do Bairro dos Salto e Fazenda do Matão que já estão concluídas e as UBS da Furnas e Vila Rica que estão em estágio avançado das obras.
Acompanhe os dias de atendimentos da UBS dos Forjos: Segunda-feira o dia todo, quarta-feira no período da manhã e quinta-feira no período da tarde