• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Nota Oficial: Prefeitura inicia a execução de aceiros para campanha de combate a incêndio durante período de estiagem

Nota Oficial: Prefeitura inicia a execução de aceiros para campanha de combate a incêndio durante período de estiagem

26/06/2023

Compartilhe:

O serviço está sendo executado pela Secretaria de Obras e Urbanismo em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, tendo previsão de conclusão das obras em 27 de junho

A Prefeitura de Extrema vêm à público para esclarecer que em 7 de junho foi iniciada, nas intermediações do Parque Ecológico Pico dos Cabritos, um serviço de implantação de aceiros preventivos, que nada mais é do que a capina e abertura de faixas em pontos estratégicos de isolamento entre as vegetações, de modo a evitar a propagação do fogo pela floresta. Ainda nessa linha, a pedido da Defesa Civil do Município, está sendo realizada a ação de ampliação das estradas existentes para o acesso rápido aos possíveis focos de incêndio florestal. A ação está sendo executada pela Secretaria de Obras e Urbanismo e Secretaria de Meio Ambiente, sob supervisão da Coordenação de Combate a Incêndio Florestal do Município.

Com isso, cabe ressaltar que esse trabalho não se refere a ações de desmatamento, pelo contrário, trata-se exclusivamente da preocupação com a prevenção da fauna e flora da Serra da Mantiqueira, um local que infelizmente é muito afetado com queimadas durante o período de estiagem. A execução da atividade não implicará em supressão de nenhuma espécie de árvore, somente a retirada de cobertura vegetal, gramínea, para remoção de material combustível que ajudam na propagação das chamas e adequação do relevo para trânsito das equipes de Brigadistas e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Havendo a implantação de aceiros nesta intermediação, que compreende toda área que faz limite com os bairros Vila Garden, Ajuruoca, Jardim Nova Extrema, Agenor, Parque dos Pássaros e Vila Rica; o acesso dessas estradas influenciará na resposta rápida para o deslocamento de veículos, brigadistas e demais equipamentos de apoio para combate e contenção na propagação de incêndio florestal nessas proximidades, além de que a ação reduzirá, de forma significativa, o risco de proliferação de incêndios na mata, evitando a transmissão do fogo de uma área para outra.

Na imagem de satélite é possível identificar o aceiro, localizado no Parque Ecológico Pico dos Cabritos. A Prefeitura ainda planeja executar o projeto que prevê a construção de reservatórios d’agua para auxiliar em casos emergentes.

O serviço está sendo executado pela Secretaria de Obras e Urbanismo em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, tendo previsão de conclusão das obras em 27 de junho. Lembrem-se que provocar queimadas é crime, conforme previsto na LEI Municipal N° 4003/2019.