• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • NOTA INFORMATIVA – SECRETARIA DE SAÚDE DE EXTREMA

NOTA INFORMATIVA – SECRETARIA DE SAÚDE DE EXTREMA

21/04/2022

Compartilhe:

Informamos que na data de 20 de abril de 2022, a Prefeitura de Extrema recebeu a notificação SES/URSPOU-NUVISA nº43/2022 do Núcleo de Vigilância Sanitária de Pouso Alegre URSPOU, informando que o Hospital Maternidade São Lucas de Extrema Ltda, encaminhou um ofício para Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, através de seus responsáveis, na data de 19 de abril de 2022, comunicando que a partir da data recebida o estabelecimento citado acima, NÃO disponibilizaria os serviços/atendimentos para os setores de maternidade e pediatria. Informam ainda que nos dias atuais realizam uma média de 100 partos/mês de munícipes de Extrema e região, e que hoje, não encontram o profissional médico especialista pediatra, para que haja cobertura mínima de assistência medica necessária para o funcionamento da maternidade.

Pela presente notificação, o responsável técnico pelo estabelecimento acima qualificado, fica notificado da suspensão da realização de partos até adequação de equipe dimensionada, quantitativamente e qualitativamente, atendendo as normatizações vigentes e de acordo com a proposta assistencial e perfil de demanda, conforme preconiza a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 36, de 03 de junho de 2008 que Dispões sobre Regulamento Técnico para Funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal. Sem prazo para essa adequação e possível retorno das atividades.

Nesse sentido, a fim de garantir o direito da população de Extrema, segurança e respeito, a Prefeitura de Extrema informa que já está tomando as devidas medidas emergenciais para que a situação seja sanada e o serviço seja prestado em outro estabelecimento, visando o conforto, qualidade, dignidade, humanização na hora do parto e participação de toda a família, além de se responsabilizar por toda estrutura necessária para que isso aconteça.

Informamos ainda, que o Hospital Municipal atuou por quase 2 anos como Hospital de Campanha por conta da COVID-19 e que no momento aguardamos a liberação para funcionamento do Hospital Geral e Maternidade Municipal pela própria Regional de Saúde e Vigilância Sanitária Estadual, e que, neste momento não temos condições de fazermos isso em face das aguardadas aprovações. Como informado acima, todas medidas emergenciais já estão sendo adotadas.

Contamos hoje com uma equipe de médicos especialistas ginecologistas de plantão 24 horas em nossa estrutura, assim como 5 médicos especialistas pediatras 24 horas de plantão, sendo 3 durante o dia e 2 durante a noite. Com esse nosso time, o fluxo de encaminhamento para a maternidade se dará através de um documento realizado pelos profissionais disponíveis 24 horas por dia em nosso Hospital Municipal. Em caso de urgências como: eclampsia, gravidez ectópica, parto pélvico, descolamento de placenta, curetagem entre outras intercorrências durante o período de gestação, nossos ginecologistas e pediatras darão total suporte e conforto para as gestantes e posteriormente o devido encaminhamento se assim necessário. E com isso já será visto todas as necessidades para este momento tão esperado pela mãe e familiares.

A Prefeitura de Extrema fechou uma parceira com a Santa Casa de Bragança Paulista, que reformulou toda sua escala de contratação de profissionais, tais como: cirurgião, auxiliar, anestesista, pediatra e estrutura de internação para prestar o melhor atendimento. Através dessa parceria será ofertada uma consulta prévia ao parto para que o profissional e a gestante tenham segurança, criem vínculo, tenham dignidade e conforto, além da participação dos familiares, sendo assim um acompanhamento de qualidade do início ao fim dentro de uma estrutura moderna e eficiente.

Teremos também equipe de apoio, com motorista e se necessário médicos e enfermeiros.

Prefeitura de Extrema, mais uma vez zelando pela qualidade e direito de atendimento qualificado para a população. Quaisquer dúvidas, estamos disponíveis nos canais oficiais e através da Secretaria de Saúde pelo telefone: (35) 3435.2006.

Atenciosamente, Secretaria de Saúde de Extrema.