Mulheres Valentes lança Cartilha de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres

21/08/2019

Na noite de ontem, dia 20 de agosto, foi realizado o evento de lançamento da Cartilha de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres. O evento contou com a presença de autoridades do município e da atriz e modelo Renata Banhara, que recebeu o Título de Embaixadora do Projeto Mulheres Valentes em Extrema.

Renata Banhara, depois de sofrer agressões de seu ex-marido, passou a ser uma ativista na luta pelos direitos das mulheres, fundando a ONG SOS Mulheres. Durante o evento, ela contou suas experiências de luta e a importância das denúncias por parte das vítimas de agressão, pois somente através delas a mulher pode conseguir apoio social, assistencial e jurídico.

Após os momentos de cerimonial, o grupo de Zumba nos Bairros, projeto encabeçado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), dançou sob ao som da música “Mulher Guerreira” do grupo Atitude Feminina, e fez uma bela encenação revelando a violência doméstica com “Triste, Louca ou Má”, música da banda Francisco, el Hombre.

Mulheres Valentes é um projeto que visa o fim de qualquer tipo de violência contra a mulher através da valorização, respeito e dignidade, colaborando para que mulheres vítimas de agressões tenham coragem de contar suas histórias e lutar pelos seus direitos.

A programação começou no dia 7 de agosto com a “Caminhada do Agosto Branco”, reunindo desde mulheres a homens engajados com a causa. Entoando o grito “Mulheres valentes e homens conscientes”, a passeata saiu da Praça Presidente Vargas, percorrendo ruas do centro de Extrema, terminando o percurso no Extrema Futebol Clube com a benção ecumênica.

Além da caminhada, a programação contou com a exibição do filme “Vidas Partidas” no dia 13, buscando trazer uma reflexão sobre a prevenção contra o abuso e a violência doméstica.

A ideia do projeto nasceu dentro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher de Extrema, sendo o primeiro evento a ser realizado em total parceria Prefeitura e Câmara de Vereadores.