Merenda Escolar: Prefeitura garante uma alimentação saudável para alunos da Rede de Ensino e prioriza produtos dos agricultores locais

07/07/2022

Uma alimentação saudável se faz necessária para manutenção do corpo, sendo de suma importância em todas as fases da vida para prevenir doenças e promover saúde

Se tratando de promoção de alimentação saudável, a Prefeitura de Extrema se destaca por proporcionar todos os dias proteínas, carboidratos, frutas, verduras hortaliças e raízes aos mais de 9,3 mil alunos da Rede de Ensino Público de Extrema, ofertando um cardápio selecionado para contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos estudantes por meio de uma alimentação saudável e saborosa.

Um dos fatores que contribuiu para a ascensão da merenda escolar em Extrema é o apoio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um importante programa de segurança alimentar e nutricional de maior longevidade do Brasil. Seu objetivo é oferecer alimentação adequada, completa e segura para os alunos, assim como contribuir para a formação de hábitos saudáveis.

O programa destaca-se também por fortalecer pequenos e médios produtores rurais, promovendo a segurança alimentar e nutricional dos escolares e também da comunidade local, através de compras institucionais da agricultura familiar.

Atualmente 37 famílias produzem e enviam alimentos às escolas de Extrema, destes temos o suporte de 28 fornecedores extremenses da agricultura familiar local, enquanto outros nove fornecedores de fora suprem o restante dos itens ofertados. Lembrando que a legislação dá prioridade para quem é do município e todo o processo de definição acontece via chamamento público.

As entregas de hortifrutis da Agricultura Familiar acontecem semanalmente, ponto a ponto, nas unidades mais próximas ao centro da cidade, enquanto que nas unidades mais distantes, como os bairros do Salto, Juncal, Roseira e Mantiqueira, os hortifrutis são entregues no Centro de Distribuição (CD), sendo que posteriormente a própria equipe de transporte da Secretaria de Educação realiza as entregas nas demais unidades de ensino, no mesmo dia.

Atualmente o hortifruti, entregue pelos 28 produtores locais, compõe-se de 33 alimentos variados, como: abacate, abobrinha, acelga, agrião, alface, banana, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cheiro verde, chuchu, coentro, couve, couve-flor, ervilha torta, espinafre, feijão carioca, feijão preto, iogurte, limão vinagre, mandioca, mandioquinha, maracujá, melancia, milho, morango congelado, pepino, repolho, rúcula, tomate e vagem.

A Secretaria de Educação atende hoje mais de 9.300 estudantes da Rede de Ensino Público em Extrema e de fevereiro a junho deste ano já recebeu do PNAE uma quantia de R$ 432 mil, que foram revertidos para a merenda escolar. Por lei, as prefeituras têm a obrigação de adquirir, no mínimo, 30% dos recursos previstos para a alimentação escolar na compra de alimentos da agricultura familiar.

Em contrapartida, neste último ano, mesmo com o reflexo da Pandemia, a Prefeitura de Extrema realizou um repasse anual de 20% a mais do que é exigido, sendo repassados ao todo 50% de recursos federais do PNAE para a Agricultura Familiar, tudo para favorecer a saúde dos estudantes e também dos agricultores rurais. Lembrando que a Secretaria de Educação cumpriu com essa demanda a mais, inclusive no período de pandemia.