Mais vacinas contra Covid chegam à Extrema e idosos com idade a partir de 65 anos já começaram a ser vacinados hoje: 27 de abril

27/04/2021

Chegaram hoje (27) a Extrema 680 novas unidades da primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca – desse total, 670 unidades são destinadas a idosos com idade a partir de 65 anos, avançando a escala de vacinação no município, enquanto outras 10 unidades serão aplicadas em profissionais das Forças de Segurança Pública. Na nova remessa recebida do Governo de Minas também se encontram 110 novas unidades da segunda dose da vacina CoronaVac, totalizando assim 790 vacinas – da primeira e segunda doses – recebidas pela Prefeitura Municipal nesta terça-feira.

As novas vacinas já estão sendo aplicadas na população: idosos com idade a partir de 65 anos devem procurar a unidade de saúde de seu bairro para receber a primeira dose da vacina contra a Covid. Vale lembrar que, ao ir até o local da vacinação, é necessário adotar medidas de proteção como o uso correto de máscaras (cobrindo a boca e o nariz) e o distanciamento de pelo menos 1,5m das outras pessoas.

A vacinação da primeira dose acontece em todas as unidades de saúde durante seus dias de funcionamento: as unidades localizadas na zona urbana de Extrema atendem de segunda a sexta-feira das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h; já a maioria das unidades de saúde nos bairros da zona rural possuem um cronograma diferenciado, atendendo em certos dias da semana – aquelas que funcionam pela manhã aplicam a vacina das 08h30 às 11h30, enquanto as unidades que funcionam à tarde aplicam a vacina das 13h às 16h. Você encontra a tabela com os endereços, contatos e dias de funcionamento de cada unidade de saúde no site oficial da Prefeitura de Extrema – acesse: extrema.mg.gov.br.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, mesmo que nem todos os idosos nesta faixa etária consigam ser vacinados já nesta remessa, todos serão eventualmente vacinados assim que chegarem mais imunizantes do Governo de Minas. Devido a uma discrepância entre as informações do último censo do IBGE (realizado em 2010) sobre o tamanho da população de Extrema e a quantidade atual de habitantes do município em 2021, o governo estadual vinha destinando à Extrema menos vacinas do que o necessário, o que explica o prazo de espera maior em relação a alguns outros municípios para cobrir a vacinação da faixa etária atual de 65 anos ou mais. Portanto, a secretaria pede a compreensão da população e afirma que esse problema já foi comunicado ao Governo de Minas através de sua Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

Segunda dose
A aplicação da segunda dose da vacina contra Covid – que também é necessária para a correta proteção do organismo contra a doença – acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 na quadra próxima à Sala de Vacina Central.