• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Julho Amarelo: testagem para diagnóstico de hepatites virais acontece até o dia 31 em Extrema

Julho Amarelo: testagem para diagnóstico de hepatites virais acontece até o dia 31 em Extrema

19/07/2023

Compartilhe:

Basta uma “picadinha” no dedo e algumas gotas de sangue para confirmar ou descartar as doenças; o resultado fica pronto em aproximadamente 20/30 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atenção Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento SAE/CTA, vem realizando a campanha Julho Amarelo, instituída pela Lei nº 13.802/2019, que tem o objetivo de promover a luta contra as hepatites virais. Em Extrema, as ações são realizadas durante a semana e se concentram na testagem de profissionais que atuam como tatuadores ou manicures; a população geral também é beneficiada no CTA e demais unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A campanha de 2023, que concentra o atendimento de terça e quinta-feira, se destaca na busca pelos trabalhadores que prestam serviços de manicure e tatuagem nos salões de beleza e estúdios da cidade. Essas pessoas estão mais vulneráveis à contaminação por doenças transmitidas através do sangue, como é o caso das hepatites B e C, bem como HIV e sífilis, portanto precisam de uma atenção especial.

Além deles, toda a população de Extrema é convidada a realizar os testes a fim de fazer um possível diagnóstico precoce e prevenir a evolução das enfermidades para quadros graves. Os interessados podem comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ou em uma das ESFs durante a semana.

A Secretaria de Saúde reforça que a campanha é uma maneira de conscientizar os cidadãos sobre a gravidade dessas doenças que podem trazer sérias consequências à saúde, assim como levar o paciente a óbito. Vale destacar que as hepatites virais geralmente são silenciosas, mas seus sintomas podem incluir desde falta de apetite, náuseas, vômito e dor no corpo, até icterícia (amarelão) e dor abdominal.

O CTA de Extrema está localizado na Rua Romualdo Alves Martins, 86, no Centro e realiza atendimento ao público nas segundas, terças, quintas e sextas, das 7h às 15h20; quartas-feiras, das 7h às 18h20. Consulte os endereços e telefones das ESFs no site: https://www.extrema.mg.gov.br/telefones-de-emergencia/