Idosos a partir de 63 anos já podem se vacinar contra a Covid-19 em sua Unidade de Saúde

29/04/2021

PRIMEIRA DOSE
Dando continuidade à vacinação, conforme disponibilidade de doses do lote recebido no dia 27/04, avançamos para a próxima etapa da vacina contra a Covid-19. Os idosos com 63 anos ou mais já podem procurar pela Unidade de Saúde do seu bairro para receber o imunizante.
A vacinação da primeira dose acontece em todas as unidades de saúde durante seus dias de funcionamento: as unidades localizadas na zona urbana de Extrema atendem de segunda a sexta-feira das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h; já a maioria das unidades de saúde nos bairros da zona rural possuem um cronograma diferenciado, atendendo em certos dias da semana – aquelas que funcionam pela manhã aplicam a vacina das 08h30 às 11h30, enquanto as unidades que funcionam à tarde aplicam a vacina das 13h às 16h. Você encontra a tabela com os endereços, contatos e dias de funcionamento de cada unidade de saúde no site oficial da Prefeitura de Extrema – acesse: extrema.mg.gov.br.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, mesmo que nem todos os idosos nesta faixa etária consigam ser imunizados já nesta remessa, todos serão eventualmente vacinados assim que chegarem mais imunizantes do Governo de Minas. Devido a uma discrepância entre as informações do último censo do IBGE (realizado em 2010) sobre o tamanho da população de Extrema e a quantidade atual de habitantes do município em 2021, o governo estadual vinha destinando à Extrema menos vacinas do que o necessário, o que explica o prazo de espera maior em relação a alguns outros municípios para cobrir a vacinação da faixa etária atual de 65 anos ou mais. Portanto, a Secretaria pede a compreensão da população e afirma que esse problema já foi comunicado ao Governo de Minas através de sua Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre e que em breve será solucionado.

SEGUNDA DOSE
A aplicação da segunda dose da vacina contra Covid – que também é necessária para a correta proteção do organismo contra a doença – acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 na quadra próxima à Sala de Vacina Central.