• /
  • /

Hospital Municipal realiza primeiro procedimento de inserção de PICC na Saúde Pública de Extrema

06/10/2023

O objetivo do equipamento é promover terapia intravenosa de maneira segura, por tempo prolongado, causando menos estresse ao paciente

O Hospital Municipal Dr. Roberto de Cunto realizou mais um marco para a Saúde Pública de Extrema: no último dia 30 de setembro, a equipe médica executou o primeiro procedimento de colocação de um Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), essencial para o tratamento da paciente, uma criança de 4 anos. O equipamento permite assegurar uma via de acesso de longa duração para administração de medicamento venoso, evitando assim as inúmeras picadas de agulha.

O PICC é um equipamento muito utilizado na medicina e enfermagem e consiste em um tubo fino e flexível que tem o objetivo de facilitar o acesso de uma veia central da pessoa enferma, tornando o atendimento mais rápido e menos incômodo.

No caso da criança de Extrema, na ala pediátrica, o procedimento foi realizado devido à necessidade de administrar medicamentos líquidos diretamente na corrente sanguínea, de forma prolongada, o que não era confortável através de punções convencionais. Segundo o hospital, a intervenção ocorreu sem intercorrências e a criança segue recebendo monitoramento da Saúde Pública, a fim de garantir seu bem-estar e o bom funcionamento do equipamento.

A excelência na execução da inserção demonstrou mais uma vez que o Hospital Municipal Dr. Roberto de Cunto está comprometido em oferecer atendimento de qualidade à população extremense, por meio de profissionais qualificados e equipamentos modernos.