Hospital Municipal em Extrema implanta novo dispositivo de identificação para os pacientes

17/09/2021

As medidas foram colocadas em prática nesta última semana, sendo o paciente já identificado na recepção e na triagem com alguma das 5 pulseiras com cores distintas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente e parte dessa comemoração se deu com um importante avanço do Complexo Hospitalar em Extrema, na qual implantou pulseiras coloridas de identificação para facilitar a visualização da situação médica de cada paciente.

A celebração desta importante data possibilita anualmente que todos os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a segurança tanto do paciente, quanto dos profissionais. A ação definida pelos gestores do Hospital Municipal foi a implantação de pulseiras coloridas que servirão para auxiliar a visualização dos procedimentos médicos de cada paciente, além de identificar procedimentos a serem realizados.

Cinco pulseiras coloridas foram adotadas, sendo a cor branca contendo os dados do paciente por escrito; a cor laranja apresentando se há alguma alergia medicamentosa; a cor vermelha será para pacientes que apresentam urgência no atendimento; a cor verde remete aplicação de medicação e a cor amarela identifica que o paciente está aguardando exames laboratoriais e de imagem.

Agora o fluxo de atendimento no Pronto Socorro será da seguinte forma: O paciente, como de costume, apresentará documentação em mãos aos recepcionistas para coleta de dados, logo após será colocada uma pulseira branca contendo o nome completo do paciente, data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida será feita uma entrevista para levantamento dos sinais vitais, tais como pressão arterial, saturação e check-list simples e, se necessário, uma pulseira laranja será colocada no paciente que apresenta alguma alergia medicamentosa. Por fim, após consulta médica, o técnico de enfermagem identifica a necessidade e coloca a pulseira correspondente em cada paciente, sendo a vermelha, a verde ou a amarela.

A ação promove a segurança dos pacientes e do ambiente de assistência à saúde, identificando os dados do enfermo e promovendo uma comunicação mais eficaz entre profissionais do hospital e paciente, evitando com que prescrições e administração de medicamentos sejam feitas erroneamente.