Homenagem ao Dia das Mães: saiba o que a Prefeitura de Extrema tem feito por elas

07/05/2021

O Dia das Mães é comemorado neste domingo, 9 de maio, e a Prefeitura de Extrema aproveita a data para prestar sua justa homenagem a elas que com seu amor e devoção tanto nos inspiram a também fazer o melhor por nossa querida Extrema.

Mesmo tão acostumadas a cuidar, as mães também precisam receber cuidados, e a Administração Municipal faz questão de garantir que elas se sintam ajudadas e valorizadas em sua tão importante missão de criar filhos que se tornarão cidadãos no futuro.

O amor de mãe começa desde antes do nascimento, por isso a Prefeitura acompanha todo o Pré-Natal, garantindo o cuidado que elas precisam nessa fase tão importante de suas vidas. Apenas entre janeiro e abril deste ano foram realizados 979 atendimentos de Pré-Natal nas unidades de saúde.

E, por falar em saúde, nos próximos meses serão entregues 03 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Extrema, que ajudarão ainda mais no cuidado à saúde de todos os integrantes da família. As novas unidades serão inauguradas nos bairros Vila Rica, Juncal e Jardim/Climp.

A educação dos filhos também é uma prioridade para toda mamãe, e é por essa razão que a Prefeitura investe tanto nessa área. Enquanto as aulas continuam a acontecer apenas de forma remota – para a segurança dos alunos, familiares e profissionais – continuamos nos preparando para que o retorno das aulas presenciais aconteça da melhor forma possível, em breve. Nesse sentido, a Prefeitura tem a satisfação de dizer que neste ano serão entregues 2 novos CEIM (creches) e a maior escola de Extrema, a Escola dos Três Poderes. Juntas, elas irão garantir cuidado integral para 2.380 crianças e tranquilidade para as mães trabalharem sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados.

O material escolar também é essencial para o aprendizado, e por isso a Administração investiu em um material didático de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal, que também possui uma plataforma digital e outras inovações. Além disso, as mães podem ficar tranquilas quando o assunto é a alimentação de seus filhos, pois as escolas e creches municipais servem um cardápio delicioso e saudável com alimentos que vêm principalmente da agricultura familiar de Extrema. Em média, são servidos diariamente 8 mil pratos, contando o almoço e o jantar, inclusive a sopa para os bebês nas creches.

Outro importante cuidado da Prefeitura é a distribuição de um “kit natalidade” para as novas mamães que precisam de ajuda para proporcionar conforto aos seus bebês. Cada kit contém diversos itens para o neném, como roupinhas, travesseiro, banheira, cobertores, fraldas, toalhas, entre outros. E durante a pandemia, a assistência às famílias foi redobrada com a entrega de 20.950 cestas básicas e 19.500 kits de higiene entre março de 2020 e abril de 2021 destinadas àqueles que estavam em uma situação de vulnerabilidade por causa dos efeitos econômicos da pandemia.

Mãe, nossa homenagem é cuidar de você e sua família. Feliz Dia das Mães!