Secretaria de Educação

Hino Nacional e Símbolos Oficiais do Brasil

02/09/2019

Cantar o Hino Nacional e Municipal é uma forma de resgatar a nossa cultura e o sentimento patriota. É por isso que a direção do CEIM Odila Azevedo Marques Paiva adotou a atividade desde março, cantando o hino todas as sextas-feiras.

O Hino Nacional Brasileiro comemora a Independência do Brasil e foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e sua melodia composta por Fransciso Manuel da Silva. Sua letra é uma poesia em forma de música que retrata a nossa Pátria e seus valores, as riquezas naturais e a bravura do povo que aqui vive.

Além do Hino Nacional, nosso país conta com mais três símbolos oficias da República Federativa do Brasil:

Bandeira Nacional

Cada cor utilizada na bandeira faz referência às riquezas do nosso país: verde das matas e florestas, amarelo do ouro, azul do céu. As estrelas simbolizam as 27 unidades federativas do país – 26 estados e o Distrito Federal.

Armas Nacionais ou Brasão da República

Seu uso é obrigatório pelas Forças Armadas e os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Selo Nacional

O selo nacional é usado em documentos oficias (cartas, diplomas, certificados, etc.) com o intuito de autenticar atos do governo. Ele é representado por uma esfera com as estrelas da bandeira que indicam as 27 unidades federativas do país.

Os símbolos nacionais transmitem o sentimento de união nacional, buscam mostrar a soberania de um país, e tem a função de representar a identidade de uma nação.