• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Grupos de exercícios físicos retornam as atividades presenciais nas ESFs do município, confira a programação

Grupos de exercícios físicos retornam as atividades presenciais nas ESFs do município, confira a programação

28/10/2021

As aulas são gratuitas e requer atrair a atenção na saúde e bem estar físico e mental da população, proporcionando atividades de alongamento, aquecimento e fortalecimento

As aulas remotas dos grupos de exercícios físicos acabaram e enfim as atividades presenciais já serão retomadas no próximo dia 03/11. Os alunos que já estavam cadastrados no projeto deverão procurar as 22 Unidades de Saúde existentes no município para praticarem as aulas.

Antes da retomada destas aulas, cerca de 550 alunos estavam recebendo um material por meio do whatsapp, contendo uma vídeo aula com duração de 20 a 30 minutos, mais uma orientação por escrito. O material era encaminhado pelo profissional de saúde responsável por cada ESF, que acompanhou a anamnese de cada pessoa e que permanecia em contato direto para tirar dúvidas e dar orientações.

A partir de quarta-feira, após o retorno dos feriados nacionais, a equipe de Atenção Primária à Saúde retomará o ritmo das atividades de alongamento, aquecimento e fortalecimento com a disponibilidade de dois horários, tendo início às 8h30 e às 10h. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nas 22 Unidades disponíveis no município, confira o plano de retomada completo:

Em primeiro momento as Unidades da Vila Esperança, Ajuruoca, Mantiqueira, Furnas, São Cristóvão, Morbidelli e Tenentes II permanecem com as aulas remotas e nas próximas semanas abrirão turmas no formato presencial.

É importante ressaltar que a aliança entre exercício físico e alimentação saudável contribui para o bom funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e até dos hormônios, além de prevenir muitas doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoporose, depressão e ansiedade.

Para fazer parte destes grupos de exercícios físicos é necessário que os pacientes procurem pelo ESF mais próximo de sua residência, a fim de receber encaminhamento médico e ser posteriormente inserido nos grupos presenciais.