Gestores da Rede de Ensino Municipal participam de Consultoria em Gestão Pública em parceria com a Editora FTD

05/04/2022

A pauta do encontro se baseou nas estratégias de adaptação quanto aos novos desafios demandados aos gestores escolares

Nesta terça-feira (5), cerca de 60 gestores da Rede de Ensino Municipal se reuniram para participar de uma Consultoria de Gestão Pública de Educação, ministrada pela Professora Daniela Alves da Silva, colaboradora da Editora FTD Educação e ex-secretária Municipal de Educação em Lagoa Santa-MG.

Ao longo do dia a palestrante apresentou as diretrizes, metas e estratégias do PNE (Plano Nacional de Educação) e tratou sobre a implementação de políticas públicas educacionais no município. Além disso, foram debatidos temas voltados aos desafios do gestor escolar e a mudança do cenário da educação.

Segundo a Consultora de Gestão Pública em Educação: “As políticas públicas educacionais precisam de uma continuidade, não basta apenas serem realizadas sem objetivo algum. Cada gestor deve estabelecer uma agenda de prioridades para implementação dessas políticas, tendo um olhar voltado para gestão da escola e da sala de aula”.

O encontro rendeu uma discussão das estratégias de incentivo ao educador, além de dar uma atenção maior na solução de problemas que afetam a coletividade da educação, propondo inclusão social e reforço escolar para os alunos do período integral.

“Se o gestor conseguir mudar uma vida dentro da escola e resgatar um aluno identificando seus gaps de aprendizagem e suas necessidades, este profissional já deixa o seu legado na sua vida profissional. Nós precisamos ter um olhar voltado para o futuro e estabelecer juntos estratégias para erradicar o analfabetismo”, completa a professora.