Secretaria de Saúde

Gestantes podem melhorar sua saúde com prática de Pilates oferecido pela Secretaria de Saúde

05/02/2020

Durante o período gestacional, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais e por este motivo é que cada mamãe precisa de uma atenção especial voltada para o cuidado da saúde. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde criou um grupo gratuito de prática de Pilates só para gestantes.

As aulas acontecem todas as terças-feiras, às 17h30, na Rua
Melo Viana, 08, 1º andar, sala 3. Os exercícios são elaborados e criados de forma cuidadosa podendo ser adaptados de acordo com a semana gestacional de cada uma para que toda e qualquer gestante, independente do período gestacional, possa participar.

O cadastro é realizado no primeiro dia de participação na aula com a apresentação de encaminhamento do médico obstetra que acompanha a gestação (atestando que a gravidez não é de risco) e o cartão do SUS. Também será preciso preencher um termo de consentimento e será realizada uma breve avaliação no dia que a gestante inicia no grupo.

Com 1 hora de duração, a atividade proporciona alívio as dores e desconfortos, amenizando as grandes alterações estruturais e proporcionando diversos benefícios dentre eles, o ganho e melhora de força muscular, melhora a circulação sanguínea, proporciona resistência física e boa postura, assim como a amplitude de movimentos trabalhados de forma global.

Vale lembrar que todos os exercícios são embasados na respiração de maneira profunda e controlada. Este tipo de exercício é o indicado para a hora das contrações e do próprio parto.