Fotografias de Semana Santa da década de 1970 são disponibilizadas no Acervo Digital Regional de Extrema

14/04/2022

Nesta Semana Santa, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Extrema trouxe aos munícipes um presente especial: a disponibilização – no Acervo Digital Regional de Extrema(ADRE) – de fotografias da “Semana Santa ao Vivo” promovida na Paróquia de Santa Rita de Extrema na década de 1970.

A disponibilização de tais registros aos munícipes é resultado de ações promovidas pela Secretaria de Cultura, que, através do Processo Licitatório nº 041/2020, autorizou a aquisição de slides contendo cenas do cotidiano de Extrema do Sr. Obirajara Brito Cunha. Posteriormente, através do Processo Licitatório nº 700705/2021, a Secretaria Municipal de Cultura providenciou a contratação de empresa para realizar a digitalização e o tratamento dos referidos registros.

Tais iniciativas fazem parte de ações que, desde 2017, são promovidas pela Administração Municipal para valorizar aspectos da história e da cultura de Extrema. Os munícipes podem conhecer, na plataforma do ADRE, as fotografias de autoria do Sr. Obirajara Brito Cunha, munícipe que durante décadas efetuou o registro de cenas do cotidiano de Extrema.

Para conferir as fotografias, acesse o site do ADRE pelo endereço: https://acervo.extrema.mg.gov.br/. Dentro do site, pesquise por ‘Semana Santa’ ou então vá em ‘Acervo’, ‘Instituições e organizações’, ‘Prefeitura Municipal de Extrema’ e ‘Obirajara Brito da Cunha’.