Venha colaborar com a criação do Acervo Digital Regional de Extrema

26/04/2019

A história dos lugares se confunde com as histórias das famílias, das igrejas, das escolas e das organizações. São registradas em grande parte pelas fotografias que vão sendo repassadas a cada geração. O Acervo Digital Regional de Extrema quer reunir e preservar estas histórias.

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Câmara de Vereadores, iniciou uma campanha convidando pessoas que tenham estas fotografias a contribuir.

Dona Ana Maria Evangelista Cardoso, foi a primeira a participar da campanha. A sua fotografia retrata membros da Família Evangelista Cardoso, no Bairro dos Forjos, em 1918. Na foto é possível observar o rigor dos homens com terno e gravata, com o patriarca ao centro e as mulheres com seus vestidos ricos em detalhes.

Outro destaque foi cedido por Adolpho Bertolotti, uma fotografia do Hotel Mineiro de propriedade de Alexandre Bertolotti. De acordo com estimativas desta família, a fotografia data do final do século XIX. Na foto também se vê os homens com terno e gravata, a rua ainda de chão batido e a importância das mulas para o transporte de cargas. O Hotel ficava na esquina da Rua Nenê com a Rua Governador Valadares, hoje um ponto de muito movimento no centro de Extrema.

Muitas outras fotos têm sido enviadas por WhatsApp e e-mail, porém é importante que o proprietário da foto compareça a Secretaria de Cultura com a fotografia, que será digitalizada na hora. Ali, ele também assinará a autorização de uso e de cessão de direitos autorais e poderá contar detalhes da família ou da ocasião da foto.

As imagens devem retratar momentos que marcaram a memória dos moradores de Extrema, como atos de devoção, momentos de lazer e de trabalho, memórias da escola, registros de conquistas, paisagens da cidade, entre outros.

Até o momento, o Projeto Acervo Digital Regional de Extrema conta com mais de 2 mil documentos que já foram digitalizados, entre eles, jornais de época, cartazes, partituras antigas, livros históricos da Câmara Municipal de Extrema, aquarelas, fotografias do Município, entre outros. Este projeto visa promover a digitalização e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos essenciais para a compreensão da história de Extrema e ainda republicar, na plataforma digital do projeto, documentos pertencentes a arquivos nacionais e internacionais que lançam luz sobre aspectos da história regional. Além disso, o site do projeto irá hospedar vídeos, livros, textos e outros conteúdos sobre a cultura, o território e o patrimônio cultural local.

Se você tem ou conhece alguém que tenha fotos antigas venha fazer parte dessa história! Colabore com a criação do Acervo Digital Regional de Extrema. Basta comparecer à Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça Presidente Vargas, nº 100, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (35) 3435-6066 ou por meio do e-mail historiaecultura@extrema.mg.gov.br