• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Formatura de 720 alunos marca as comemorações de 20 anos do Proerd em Extrema

Formatura de 720 alunos marca as comemorações de 20 anos do Proerd em Extrema

06/10/2023

Compartilhe:

Ao longo de duas décadas, o Programa já atendeu mais de 12 mil alunos dos quintos e sétimos anos da Rede de Ensino Público e Privado no munícipio

Na última terça-feira, dia 3 de outubro, o 59º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou mais uma emocionante formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas dependências do Ginásio Poliesportivo, na qual participaram mais de 720 alunos da Rede Pública e Privada de Extrema. A comemoração foi em dose dupla, já que neste ano, o Proerd completa 20 anos de existência no município de Extrema.

Originado do programa norte-americano Dare, o Proerd foi pioneiramente implantado em Extrema em 2003 pela então Cabo PM Letícia. Ao longo deste período de 20 anos, cerca de 12 mil estudantes, dos 5ºs e 7ºs anos participaram do projeto da PM, que visa levar aos alunos valores sobre práticas saudáveis de convivência, por meio de escolhas seguras e responsáveis.

Durante o evento foi exibido um vídeo com depoimentos de várias pessoas que participaram do Proerd ao longo dessas duas décadas, na qual foram compartilhadas histórias que marcaram a passagem deles como ‘proerdianos’. Entre essas pessoas estava a própria pioneira do Proerd, hoje Sgt QOR Letícia, que reside hoje nos Estados Unidos da América: “Quando trouxemos a proposta ao município em 2003, de imediato fomos aceitos e ao começarmos a trabalhar com o Programa dentro das escolas, tivemos uma receptividade maravilhosa. Tive o privilégio de ser a primeira instrutora em Extrema e inicialmente nossa convivência foi saudável, em busca de um futuro melhor para nossas crianças, o que tem sido assim desde então… Agradeço aos colegas que continuam aplicando o Programa e que se doam diariamente para essa causa”, ressaltou a militar da reserva no vídeo exibido.

Segundo o Sgt Alexandre, atual responsável pelo Programa em Extrema, participar da formação dos estudantes na comunidade escolar e alertá-los sobre os malefícios causados pelas drogas é um dever que lhe satisfaz como pessoa e como profissional: “Desde o início do Proerd em Extrema, a motivação foi sempre levar informações de qualidade aos alunos sobre as situações de risco referente ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Priorizamos a tomada de decisões seguras e responsáveis por parte dos alunos, para que cada um deles seja protagonista de suas próprias escolhas no futuro, a médio e a longo prazo. Aproveitamos a oportunidade para emponderá-los com ferramentas para o controle das suas emoções, perante as diversas situações de pressões vividas na pré-adolescência. Este ano se tornou ainda mais especial, uma vez que completamos duas décadas do Programa na nossa querida Extrema, sendo que um dos momentos mais marcantes que presenciei foi chegar em algumas escolas e poder dividir a sala de aula com uma professora ou monitora que já foi aluna do Proerd nos seus primeiros anos no município”, completou o instrutor Sgt Alexandre.

O evento foi um tributo emocionante aos esforços contínuos de educadores, autoridades e comunidade na luta contra o uso de drogas, destacando o impacto positivo do Proerd na vida das novas gerações de Extrema.