Faça Bonito: Secretaria de Assistência Social promove campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

17/05/2023

A Campanha desenvolverá ações voltadas para o público educacional, sendo direcionada algumas palestras para alunos e monitores da Rede de Ensino Público

Neste dia 18 de Maio, comemora-se o 16º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. No município de Extrema, a Secretaria da Assistência Social estará à frente da campanha e promoverá, em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde, uma programação voltada para o público educacional, sendo direcionada algumas palestras para alunos e monitores da Rede de Ensino Público.

A Campanha “Faça Bonito” é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A data foi escolhida em ocasião do acontecimento de 18 de maio de 1973, no qual um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória (ES), chocou todo o país, o que ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, tendo sido raptada, drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância e a proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar e informar sobre os direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a todos eles o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual, praticada contra a criança e o adolescente, envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade, considerando as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

As atividades contidas na programação do município começam no dia 18 de maio, com uma ação pedagógica na Escola Municipal Maristela Carniel Onisto. As atividades se encerram no dia 27 de maio.

Programação de ações da Prefeitura de Extrema:

Palestra e bate-papo com turmas da E.M Maristela Carniel Onisto

Horário: 8h

Palestra e bate-papo com os participantes do projeto social “Arco Íris”

Local: Recanto São Francisco

Palestra e bate-papo com turmas da E.M Osvaldo de Oliveira

Palestra e bate-papo com turmas da E.M Evandro Brito da Cunha

Palestra e bate-papo com turmas da E.M João Orsi de Morais

Palestra e bate-papo com turmas da E.M Sebastião Morbidelli

Local: escola

Palestra e bate-papo com turmas da E.E Odete Valadares

Palestra e bate-papo com turmas da E.E Alfredo Olivotti

Horário: 13h

Bate papo com monitores escolares da Educação

Local: Cine Teatro

Horário: 8h

Faça Bonito: Se souber de alguma criança ou adolescentes que é vítima de violência sexual, utilize os seguintes meios de denúncia: Disque 100 | Conselho Tutelar de Extrema: (35) 3435-2104 | Polícia Militar: 190 ou entre em contato com o CREAS – Serviço de Acolhimento de Vítimas de Violência: (35) 3435-6009.

Clique aqui e saiba mais sobre a campanha.