Extrema tem programação especial para celebrar a 3ª Semana da Pessoa com Deficiência

05/08/2019

A Atenção Primária à Saúde (APS) estabeleceu atividades preventivas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo é ressaltar a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, assim como sensibilizar os profissionais de saúde para a correta abordagem aos pacientes com deficiência.

Como diferencial deste ano, as diversas programações serão desenvolvidas ao longo de um mês, baseando-se no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

As atividades serão iniciadas no dia 6 de agosto, quando acontecerá uma palestra realizada pela Equipe Multidisciplinar do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) voltada aos Agentes Comunitários de Saúde e equipe multidisciplinar da Atenção Primária, a fim de capacitar os agentes na forma de abordagem.

A partir do dia de abertura até o dia 4 de setembro, as unidades de saúde abrirão alguns espaços na agenda para oferecer atividades destinadas às pessoas com deficiência, bem como dar prioridade aos atendimentos e visitas domiciliares a essas pessoas. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) terá uma programação diferente e por isso, a pessoa que quiser participar deverá verificar as ações na UBS do bairro.

Para reafirmar o contexto da campanha, na semana do dia 19 a 22 de agosto, todas as unidades de saúde realizarão uma atividade extra, mostrando a importância da participação da família em todos os processos de vida da pessoa com deficiência, seja ela na questão de desenvolvimento, habilitação e reabilitação.

Encerrando as atividades, o CineNasf Especial será no dia 4 de setembro às 13h, no Cine Teatro, com a exibição do filme “O Touro Ferdinando”. O longa-metragem conta a história de um touro com um temperamento calmo e tranquilo que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente. Todos estão convidados a assistir este grande filme.

A campanha é uma parceira entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) e Saúde da Família, e vem de encontro com a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto, celebrada anualmente.