Secretaria de Turismo

Extrema sedia Seminário Trilha Transmantiqueira

26/04/2019

Durante os dias 4 e 5 de maio, no Parque Ecológico Pico dos Cabritos, será realizado o Seminário Trilha Transmantiqueira, evento que terá como objetivo  mobilizar os atores responsáveis pelo trecho Serra do Lopo – Pedra do Baú do qual o município de Extrema estará inserido dentro do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso.

Inspirado nas experiências internacionais, o projeto visa conectar trilhas de menores distâncias que são integradas e podem ser feitas separadamente por toda a extensão da Serra da Mantiqueira. Conectando várias travessias já existentes e interligando diferentes tipos de biomas de Norte a Sul do País, a “Rede Trilhas” será identificada com um símbolo de uma pegada em pontos estratégicos para sinalizar o percurso que poderá ser feito a pé ou de bicicleta.

A Serra do Lopo em Extrema, por meio de uma ação da Secretaria de Turismo, está em fase de estudo para estruturação do trecho do município que comporá a Trilha Transmantiqueira, integrando ainda os municípios de Joanópolis, São José dos Campos (São Francisco Xavier), Monteiro Lobato, Camanducaia (Monte Verde), Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí.

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso integra o Programa Nacional de Conectividade de Paisagens do Ministério do Meio Ambiente, reunindo um conjunto de ações que buscam promover a interligação de ecossistemas e a gestão das paisagens no território brasileiro, estimulando a conservação da natureza, o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.

Segundo dados do Ministério do Turismo 1,9 mil quilômetro do percurso já está pronto e a meta é estruturar 18 mil quilômetros em 20 anos, com estimativa de movimentar 2 milhões de pessoas por ano. Quem desejar participar como voluntário deste projeto deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo e-mail: comunicacaotur@extrema.mg.gov.br