Extrema recebe a visita de representantes da EMATER do Regional e da Cooperativa COOMPA de São José do Pantano

30/11/2023

A visita se concentrou nas dependências da empresa de laticínios Santa Isabel, responsável pelo 4º melhor doce de leite pastoso do Brasil

Nesta última segunda-feira (27), dois responsáveis do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e um da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) receberam a visita do coordenador regional da Emater, do engenheiro agrônomo da Emater de Pouso Alegre e do sócio e administrador da COOMPA – Cooperativa dos Morangueiros Pantanense. Na ocasião, os visitantes vieram conferir de perto a fabricação do 4º melhor doce de leite do país, produzido e comercializado pelo Laticínio Santa Isabel, localizado no bairro dos Tenentes.

A visita teve o objetivo de conhecer uma fábrica de produção de doce de leite e o processo de certificação no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já que a Cooperativa almeja implantar a produção de doce no laticínio, para aproveitamento do leite que tem a captação aumentada na época das águas, com um excedente de 4.000 litros.

Atualmente a COOMPA possui uma fábrica de laticínios que entrega seus produtos (iogurte e leite pasteurizado – “barriga mole”) nas escolas de Pouso Alegre, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, formada por 123 produtores familiares.

A visita foi realizada no Laticínio Santa Isabel, da proprietária Vera Toledo, carinhosamente chamada de “Cris”, que conquistou o título de 4º melhor doce de leite pastoso do Brasil no 46º Concurso Nacional de produtos Lácteos, organizado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora (MG).