Secretaria de Saúde

Extrema realiza mutirão contra a Dengue

27/01/2020

Todos juntos contra a Dengue!!!

Foi criada em Extrema uma estratégia de mobilização contra a Dengue pelo setor de Endemias em parceria com a Vigilância Sanitária e o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que tem como objetivo conscientizar a população para a adoção de medidas simples para contribuir na prevenção da dengue e também auxiliar na disseminação de informações sobre o assunto.

As medidas tomadas envolvem a retirada de carros abandonados das ruas, mutirão de limpeza, busca ativa no período noturno dos imóveis fechados e uma mudança na estratégia de visitas domiciliares visando abranger todos os imóveis no menor tempo possível.

Contamos com a ajuda da população para não deixar o mosquito nascer. Abram as portas para os Agentes de Endemias (sempre estarão identificados com crachá ou uniformes), pois eles são os nossos parceiros no combate à Dengue. A proliferação do mosquito leva de 5 a 7 dias, sendo assim se cada morador tirar 10 minutos na semana para cuidar dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, não seremos acometidos por esse mal.

A Dengue é uma doença que se manifesta no período de chuva e a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem diretamente a população na tomada de ação, tais como: não acumular lixo e ou materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos, latas; tapar a caixa d’água, poços, latões e filtros; lavar e furar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto e não acumular água e tratar piscinas.