Extrema realiza 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil e na ocasião oficializa os membros do Compdec

27/05/2022

O evento contou com a presença de todas as forças de segurança do município e do Estado, além de representantes do Poder Executivo e Legislativo

Há alguns meses, a Prefeitura de Extrema têm desenvolvido o trabalho de integração e criação dos membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no Município e nesta última quarta-feira (25), representantes da Defesa Civil Regional estiveram presentes em Extrema para promover o 1º Seminário de Integração aos membros da Comissão Municipal e demais representantes.

Ao longo do dia foram apresentadas algumas temáticas voltadas para os serviços e funções da Defesa Civil, além de serem abordadas as ações e estruturas pré e pós desastre, apresentação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e também do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres e a Decretação de Situação de Emergência.

Na ocasião, o Presidente e a coordenadora da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil receberam o colete como símbolo de representação durante os trabalhos em campo, já que com a formação oficial do Compdec a equipe estará ativa e atuante. Lembrando que a coordenadoria é composta por secretariados do governo municipal, forças de segurança do município e prestadores dos serviços essenciais no município.

O evento teve por objetivo promover a capacitação prática dos Coordenadores Municipais de Proteção e de Defesa Civil, dos policiais do 59º BPM, dos bombeiros do 3º Pelotão BM, além de outros representantes da Gestão Municipal.

O que faz a Defesa Civil Municipal?

Compete à Defesa Civil a garantia do direito a vida, em circunstâncias de desastres. A atuação dos membros municipais faz parte do conjunto de ações preventivas, priorizando o socorro assistencial e recuperativo, destinados à evitar desastres e minimizar seus impactos para a população, a fim de restabelecer a normalidade social.