Secretaria de Saúde

Extrema promove “DIA D” da Campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

14/10/2021

Os pais e responsáveis que estiverem com dificuldades de levar os seus filhos nos postos de vacinação durante a semana, poderão aproveitar este mutirão

Neste próximo sábado, 16 de outubro, a Secretaria de Saúde realizará o “DIA D” da Campanha de multivacinação para crianças e adolescente entre 0 e 14 anos de idade, em busca de colocar a imunização desse público em dia. A Sala de Vacina Central e a UBS da Vila Esperança estarão disponíveis, das 8h às 16h, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos jovens extremenses.

Uma força tarefa será realizada a fim de aplicar 14 tipos de vacinas de rotina que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Infelizmente, após o surgimento da pandemia do Covid-19, foi identificada uma baixa procura dessas vacinas destinadas às crianças de até 14 anos em Extrema, sendo que muitas delas estão com as cadernetas desatualizadas e com doses atrasadas.

Com os baixos índices da vacinação de rotina, riscos para doenças imunopreveníveis consequentemente aumentam, tais como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, dentre outras. Pedimos para que os pais e responsáveis aproveitem o “Dia D” neste sábado (16) e encaminhem suas crianças para vacinar, protegendo-as de doenças graves e de suas complicações, caso não consigam comparecer nesta data, a campanha se estenderá até o dia 27/10.

Excepcionalmente neste dia, não será aplicada nenhuma vacina contra o Covid-19 na Sala Central de vacinação, focando somente nas vacinas de rotina que serão aplicadas nos seguintes locais: Sala de Vacina Central, localizada na Rua Presidente Kennedy, 355 – Centro; e na UBS da Vila Esperança, localizada na Rua Portugal, 159.

Lembrando que durante a semana, a Sala de Vacina da UBS Ponte Nova, da UBS Vila Esperança, da UBS Tenentes II e da Sala de Vacina Central, funcionarão normalmente, conforme horários padrões de funcionamento.