Extrema planeja desenvolvimento do turismo para os próximos 10 anos

21/05/2021

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Extrema e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) deram início ao processo participativo para elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável (PMDTS) para o período de 2021 a 2031.

Nos últimos meses, uma empresa contratada pela Prefeitura realizou análise documental, processo de escuta ativa com os atores locais, totalizando aproximadamente 1.800 horas de entrevistas, visita técnica ao destino – considerando todos os protocolos de prevenção à Covid-19 – e pesquisa de percepção sobre o turismo com uma amostra representativa da população local.

Desse trabalho resultou um diagnóstico sobre o cenário do turismo em Extrema, apresentado no dia 10 de maio na Oficina de Apresentação e Consolidação do Diagnóstico. O evento foi realizado por videoconferência e contou com a participação de atores dos diversos setores do turismo local: sociedade civil organizada, setor privado, poder público e conselheiros do Comtur. Após a apresentação dos resultados do diagnóstico foi aberta uma roda de discussão sobre a situação do destino com a contribuição de vários participantes.

Na última terça-feira (18), o diagnóstico também foi apresentado ao Prefeito de Extrema e aos secretários municipais, oportunidade em que foram discutidos os principais desafios para o desenvolvimento do turismo no município, a importância da gestão territorial e a integração das políticas de desenvolvimento econômico, meio ambiente, esporte e cultura para que as oportunidades e potencialidades gerem a sustentabilidade da atividade turística.

Os próximos passos serão a elaboração e priorização dos projetos para daqui dois, cinco e dez anos, além da capacitação do Comtur, que será realizada entre os dias 24 de maio e 28 de junho – serão abordados temas como governança, rotinas e procedimentos de monitoramento do PMDTS, entre outros.